NPC 80 – Planeta Terra

Randal Bergamasco 9 de agosto de 2016 14
NPC 80 – Planeta Terra

Reproduzir

Aperte os cintos que vamos hoje diretamente… pra casa? Em nosso episódio 80, faremos um diferente caminho rumo ao nosso lar. Vários episódios sobre astronomia já foram lançados por aqui – já fizemos nosso manual básico, falamos sobre vida no universo e discutimos sobre as recentes descobertas astronômicas – mas vamos virar agora nossas lentes em direção ao nosso belo planeta azul. No programa de hoje, Randal Bergamasco (@randalberga) recebe o especialista Professor Bira (@biraneves), o entusiasta Carlos Del Valle (@PodcastF1Brasil) e o geólogo Juliano Yamada (@yamadactbageo) pra falarem sobre o PLANETA TERRA. Saiba quando e como surgiu a Terra, a lua e a vida; entenda por que o planeta é tão desconhecido quanto várias partes do universo; sinta-se afortunado por ter nascido aqui; e você imagina como e quando será o fim do nosso mundo? Então siga conosco nessa jornada cheia de mistérios, belezas, ciências e especulações.

:-: NÃO QUER OUVIR A LEITURA DE E-MAILS? :-:
Caso não queira ouvir o “Correio da Roça”, pule para 10:05 minutos.

:-: SITES DOS CONVIDADOS: :-:
– professorbira.com – Página dos episódios do Prof. Bira no Podflix (site oficial em manutenção)
– Podcast F1 Brasil – Podcast onde Carlos del Valle é host
– Mitografias – Site onde está o Papo Lendário, podcast onde Juliano Yamada é participante

:-: COMENTADO NESTE EPISÓDIO: :-:
– NASA | Evolução da Lua – Em inglês (YouTube)
– Lei de Poe (Wikipedia)
– Em pleno século 21, ainda existem pessoas que acreditam que a Terra é plana (Megacurioso)
– Este sábado vamos todos ser Eratóstenes e medir o raio da Terra (Público Portugal)
– Saiba o que é o leap second: o segundo que pode travar a internet hoje (Ultracurioso)
– Red Mars – Kim Stanley Robinson (Blog Leituras Paralelas)
– Stephen Hawking: para sobreviver, homem terá que deixar a Terra (O Globo)

:-: PRÓXIMO NA PORTEIRA CAST: :-:
Previsão da publicação do próximo episódio: 30 de agosto de 2016.

  • Randal,

    Alguns equívocos foram falados envolvendo a posição da Igreja Católica sobre o heliocentrismo e os casos de Copérnico e Galileu. Gravei um episódio do meu podcast especificamente sobre isso.

    http://www.alobrandalise.com/2016/02/alobrandalise-08-o-sol-no-centro-e-suas.html

    • Randal Bergamasco

      Tudo bem, André?
      Bem, eu ouvi seu podcast, viu? Interessante que há essa corrente científico-cristã, pois tive pouquíssimo contato com esse ponto de vistas.
      Olha, como já dissemos em outros episódios, o julgamento de cada um é algo completamente subjetivo, pois sempre há vários lados com muitos argumentos diferentes. Quanto ao caso de Giordano Bruno citado em seu podcast, ainda acredito na versão “convencional”, mas creio que há vários pontos de vista sobre a vida do filósofo italiano que devem sim ser discutidas.
      Se possível, peço até que faça um resumo por aqui para mostrar a nossa audiência as outras versões.
      Obrigado por mostrar um outro lado. Vários pontos de vista é totalmente saudável em qualquer tipo discussão.

      • Vamos lá.

        Resumindo bem resumido:

        – Copérnico: a teoria apresentada por ele não era algo novo, mas a forma como ele apresentou é que foi melhor do que aqueles que apresentaram antes. Em nenhum momento houve condenação pela Igreja sobre o tema. Na verdade as contestações sobre o assunto vieram de outros cientistas que se baseavam na filosofia de Aristóteles que fixava a o planeta Terra como no centro do universo.

        – Giordano Bruno: este não foi perseguido por suas concepções científicas, mas sofreu pelas heresias que falou, a tanto que teve problemas inclusive em países que não eram católicos.

        – Galileu: este sofreu dois processos pela inquisição, por motivos diferentes. O primeiro foi porque reforçava a teoria de Copérnico, mas apresentava de forma a reinterpretar a Bíblia, o que naquele momento, logo após o Concílio de Trento, era algo complicado. Neste primeiro momento lhe faltou tato para tratar com a situação, pois não tinha ainda provas empíricas de que a teoria fosse verdade, mas não foi impedido de continuar estudando ou de apresentar como teoria. Na segunda vez, ele arrumou treta com o Papa da época e isso lhe causou a condenação.

        Em verdade, a Igreja nunca condenou o heliocentrismo, como muitos acreditam.

        E sobre a corrente cristã-científica, segue outro episódio do meu podcast, agora sobre Evolucionismo e Criacionismo

        http://www.alobrandalise.com/2016/04/alobrandalise-10-evolucionismo-e.html

        • Randal Bergamasco

          Obrigado, André! Devo ler seu comentário no próximo “Correio da Roça”, ok?

  • Ótimo episódio pessoal! Gostei muito das curiosidades e o papo sobre o planeta, abordando várias “esferas” hehehehe

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

    • Randal Bergamasco

      EIta, Eddie… Comentador frequente por aqui. Obrigado pela audiência!

  • Excelente episódio Randal. Tive a experiencia de ouvi-lo após o episódio do nerdcast 528 “a beira da extinção” e parece que ouvi um único podcast em duas partes, uma complementando a outra. Foi uma experiencia bacana… Agora uma curiosidade sobre a noção de terra redonda na antiguidade: O profeta bíblico Isaías cita em seu livro, o seguinte a respeito de Deus: “Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar” (Isaías 40:22). Outras versões trazem, “sobre a redondeza da terra”. A palavra hebraica original para a expressão é chuwg (numa forma aportuguesada) que pode significar círculo, circuito, redondeza, abóbada.. Isso é interessante pois mostra uma noção de terra redonda até mesmo em um tempo anterior aos período grego clássico. Alguns podem argumentar que o manuscrito pode ser mais tardio e pode ter sofrido alterações, entretanto, os rolos de Isaías foram achados entre os famosos manuscritos do Mar Morto e foram datados como sendo 1000 anos mais antigos que os manuscritos que se tinham até o momento, ou seja, era mais antigo até mesmo que a Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento que foi compilada entre 300 e 200 a.C) Datação precisa na antiguidade é sempre um desafio, mas o importante é que podemos apontar que já haviam na antiguidade povos que entendiam que a terra era no mínimo arredondada. Lamentável ver que hoje ainda existem defensores de Terra Plana.. Um abraço e parabéns pelo trabalho!

    Vini Silva (supercrentes.com)
    O nome do site é uma ironia e não um apelo fundamentalista fanático rsrs..

  • Parabéns pelo podcast Randal. Eu andei dando uma olhada nas páginas e vídeos da “Terra Plana”… É lamentável.. Sou cristão e fico triste pois esses malucos usam passagens bíblicas para tentar “provar” que a Terra é plana. Não passam de más interpretações ou literalização de textos poéticos. Mais uma vez, lamentável.. Abraço!

    • Randal Bergamasco

      Rapaz, tem maluco pra tudo! E você é um ótimo exemplo que nem todos os cristãos pensam desse jeito. Bem, somos livres para pensar o que quisermos, não é verdade?

  • roja Awakening

    Oi Randal!
    Eh a pimeira vez que comento aqui na Porteira.Mas estou sempre dando um Page View quando posso.
    Moro no Japão e o Podcast eh uma das formas de matar a saudade do Brasil.
    Otimo episodio como sempre.
    Adoro o Podcast e sempre estou na expectativa do proximo.
    Um grande abraco e continue sempre assim.Trazendo alegria e informacao para todos nos.

    • Randal Bergamasco

      Mais um ouvinte do Japão. Eita terra pra enviar boas pessoas pra frequentar nossos comentários! Valeu!

  • Diego Camilo

    Randal você não consegue fazer um cast ruim? kkkkk Excelente cast do melhor cast do mundo! Tema muitissimo atual e discorrido com maestria! O Professor Bira é muito bom! O Del Valle e o Yamada também mandam muito bem! Abraço!

    • Randal Bergamasco

      É sempre um prazer contar com esses três convidados espetaculares. Obrigado pela audiência!