NPC 72 – Cavalos & Homens

Randal Bergamasco 28 de fevereiro de 2016 20
NPC 72 – Cavalos & Homens

Reproduzir

Aiô, Silver! E abrem-se as porteiras podcastais para que possa passar nosso comboio! Em nossa edição 72, a segunda de 2016, Randal Bergamasco (@randalberga) recebe o biólogo Flávio Marteleto (@MarteletoFM) e o historiador e entusiasta equino Igor Guedes (@professorigor) para falarmos sobre a milenar relação entre CAVALOS E HOMENS. No programa de hoje, entenda como ocorreu sua evolução e quais os seus inusitados “parentes” próximos; viaje ao passado e saiba como esses animais foram importantes no desenvolvimento da humanidade; compreenda melhor o comportamento equino, algumas das suas raças e sua relação com o homem atual. E você sabia que o cavalo é domesticado pelo homem a menos tempo que o gato e o cachorro? Pois ajeite-se em sua cela, segure firme nas rédeas e venha conosco nesse papo que mistura biologia, história, cotidiano e muitas outras curiosidades.

:-: NÃO QUER OUVIR A LEITURA DE E-MAILS? :-:
Caso não queira ouvir o “Correio da Roça”, pule para 11:31 minutos.

:-: SITE DOS CONVIDADOS: :-:
– Um café e a conta – Blog do Igor Guedes
– Mundo Podcast – Portal onde ainda estão hospedados os episódios do Telhacast (Descotinuado)

:-: COMENTADO NESTE EPISÓDIO: :-:
– Cavalos (WebCiencia)
– Raças de Cavalos (Guia das Raças)
– NPC 46 – Superpoderes dos Animais (Podcast)
– Entenda como os cavalos ajudaram na construção da história (Guia do Estudante)
– O cavalo e o homem (História do Mundo)
– Cavalos: as vítimas esquecidas da I Guerra Mundial (Veja)
– A Cavalaria de Gêngis Khan (Mundo Educação)
– Cavalos foram domesticados há 6 mil anos na ‘Eurásia’, diz estudo (BBC)
– Às armas, cidadãos. Com os hoplitas, os gregos formam um exército constituído de cidadãos livres (História Viva)
– Estudo comprova que cavalos reagem a emoções humanas (BBC)
– Os equinos que fizeram história (Revista Horse)
– Cavalos para curar (Mente Cérebro)
– Câmara de Florianópolis aprova lei que proíbe circulação de carroças (G1)
– Abandono de jegues no Nordeste torna-se problema social (Globo News)
– Informações sobre equídeos no site do Ministério da Agricultura

:-: PRÓXIMO NA PORTEIRA CAST: :-:
Previsão da publicação do próximo episódio: 20 de março de 2016.

  • Diego Camilo

    baixando…. equipe de peso neste cast!

    • Diego Camilo

      Acabei de ouvir e o podcast ficou sensasional! Parabens turma do NPC!
      Força Sacutti!

      • Randal Bergamasco

        Obrigado, Diego!

  • Homero Luz

    Olá apesar de ter crescido em uma area rural so tiveum experiencia tentando cavalgar e tenho qie contrariar respeitosamente o igor,um vavalo atravessou um mata burros comigo em cima, alias o cavalo em questão naoobecia aos meus comandos,.
    Mas uma coisa que percebi por morar em area rural é que cavalos tem uma percepcao do meio ambiente bem diferente de outros animais, quando teve uma enchente onde eu morava dois cavalos foram levados pela água, enquanto o gado foi para lugares altos, felizmente os dois foram resgatados ilesos.
    Quanto ao uso de cavalos para trabalho ja existiu, nao sei se ainda existe, em Pelotas um programa da prefeitura que sedia um espaco para separacao de material reciclavel para catadores, e dava 2 quilos de milho para o cavalo e um jogo de feraduras por mes, alegando que se o catador tivesse que escolher entre comprar generos basicos para ele ou o cavalo compraria para ele, medida que eu achava bem acertada.
    Totmara que acertem logo os ponteiros das gravacoes sem yer que perder o correio da roca ou periodicidade, forca sacuti.

    • Randal Bergamasco

      Estamos fazendo o possível para não alterar a periodicidade, Homero. E como eu disse, sei que seria muito ruim tirar o Correio da Roça, pois a maioria absoluta da nossa audiência ouve esse quadro.

  • Phil de Punxsutawney

    Galera, muito legal o cast. Excelente as presenças do Igor e do Marteleto.
    A respeito da aplicação do cavalo na guerra, vale uma menção bacana na antiguidade clássica que foram os cavaleiros Númidas, aliados do general cartaginês Aníbal Barca na batalha de Cannes, uma grande vitória de Aníbal sobre o Império Romano.
    Os cavaleiros – e arqueiros – númidas não portavam armadura, e não usavam cela no cavalo. Era direto no pêlo. Isso conferia uma rapidez e capacidade de manobra impressionantes.
    Nessa batalha em particular, Aníbal comandos os cavaleiros Númidas para flanquear a formação de cuia tradicional dos romanos. Não fossem os cavaleiros e sua extrema perícia tanto na manipulação do cavalo quanto do arco e flecha, os cartagineses não teriam tido uma vitória tão gloriosa…
    Abraço a todos!

    • Randal Bergamasco

      Ótimo observação, Phil. Eu tinha ligo algo sobre, mas confesso que me esqueci completamente durante a gravação.

  • Pinto San

    Mais um excelente cast. Confesso que não dei muita bola quando li o título, mas como sou apaixonados por cavalos eu deicidi ouvir atento.

    • Randal Bergamasco

      Que história fantástica! Após a gravação do episódio, eu tive que procurar no Google imagens do cavalo mongol, pois nunca tinha visto.

  • Inoue

    A primeira vez que andei a cavalo,me sacanearam legal,esperaram que eu montasse e depois tiraram os freios(onde fica presa as rédeas) do cavalo e deram um tapa nas ancas(bunda) para ele andar,sorte que era um cavalo bem manso,deu uns passos e parou,baixou a cabeça e ficou pastando.
    Vida longa e próspera.

    • Randal Bergamasco

      Que sacanagem!

  • Ótimo episódio pessoal! Já tive contato com cavalos e o que ouvi no episódio é total verdade. É preciso ter uma conexão com o animal. Eles realmente são sensíveis. Já tive dificuldade de fazer cavalos andarem, quando criança, por não ter essa conexão e não saber dar os comandos corretamente, mas com o tempo foi melhorando. Hoje faz muito tempo que não monto em um cavalo.

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

    • Randal Bergamasco

      Eu não sabia disso, aprendi no episódio. Como eu disse durante o programa, meu contato com esses animais não foi tão intenso!

  • Marcelo Araujo

    Excelente cast sobre os equinos. Tenho uma observação sobre Pegasus. Repararam que toda em representações grágicas enquanto voa ele também galopa? Na prática isso não faz nenhum sentido, mas creio que seria estranho ver um cavalo voando com as quatro patas penduradas. Portanto, imagino que seja somente pela beleza do movimento.

    • Randal Bergamasco

      Boa observação!

  • Wagner Freitas

    Favor adicionar o Podcast na base do Pocket Casts. Obrigado!

    • Randal Bergamasco

      Vou pesquisar como inserí-lo. Obrigado.

  • OLucasConrado

    Muito legal o programa. Acho os cavalos um dos animais mais bonitos do mundo e foi ótimo poder conhecer um pouco mais dessa espécie.

    Confesso que, apesar de gostar do animal, sempre tive um certo medinho de andar a cavalo, por conta do acidente do Cristopher Reeve.

    Esse comentário vai ser curtinho. Não tenho muuuito o que opinar ou acrescentar ao assunto. Aliás, quem quiser saber também um pouco mais da importância do cavalo no desenvolvimento da sociedade, recomendo o livro Germes, Armas e Aço, do Jared Diamond.

    Abração a todos e meus pêsames ao Sacutti. Força, cara!

    • Randal Bergamasco

      Fica a dica de leitura. Valeu por passar por aqui, Lucas!

  • Vanusa Lopes

    Olá galera no na porteira,desde já peço desculpas pois ouço vocês já faz um tempo mas , agora que escrevo.
    Gostei muito deste episódio, aprendi muito, pois me interesso por equinos.
    Parabéns pelo programa abraços .