NPC 65 – FIFA

Randal Bergamasco 30 de agosto de 2015 28
NPC 65 – FIFA
Reproduzir

E a bola já está no centro no campo, vai começar a partida! É possível misturar esporte com história e política? Pois é possível sim. No programa de hoje, Randal Bergamasco (@randalberga) e Alexandre Sacutti (@IzavanSacutti) recebem os historiadores e políticos da bola Edu Zanardi (@eduzanardi_fdb) e Rodrigo Bronquinha (@bronquinha_fdb), ambos do Papo do Fino, podcast do blog O Fino da Bola, para falarmos sobre a FIFA. Você sabe exatamente como funciona uma das maiores e mais poderosas instituições do mundo? Quem, como e onde ela foi formada? No programa de hoje, entenda como funciona a articulação no meio esportivo; conheça melhor a influência que uma associação esportiva tem para com os governos de vários países; fique por dentro de várias figuras conhecidas que se destacaram positivamente e negativamente nesses mais de 100 anos de existência; e, lógico, fique antenado nas recentes denúncias de corrupção na Federação Internacional de Futebol. E o juiz ergue o braço, assopra o apito e começa o jogo!

:-: NÃO QUER OUVIR A LEITURA DE E-MAILS? :-:
Caso não queira ouvir o “Correio da Roça”, pule para 16:00 minutos.

:-: SITE DOS CONVIDADOS: :-:
– O Fino da Bola – Blog do “Papo do Fino”

:-: COMENTADO NESTE EPISÓDIO: :-:
Uefa pune Albânia e Sérvia por jogo interrompido por sobrevoo de drone (Globo Esporte)
– Andrew Jennings: “A Máfia é amadora comparada à Fifa (Site do Estadão)
– Escudo Seleção Uruguaia (Imagem)
– Papo do Fino #108 – Futebol Olímpico
– Origem e História da FIFA (Travinha Esportes)
– Papo do Fino #88 – Copa do Mundo de 1930 no Uruguai
– Relembre o gol polêmico da Inglaterra na final da Copa de 1966 (Terra Esportes)
– Papo do Fino #136 – Copa do Mundo em 1978 na Argentina
– Gols de Argentina 6 x 0 Peru (Narração em inglês)
– Fifa ameaça proibir livro que revela fraude na venda de ingressos da Copa (Estadão Esportes)
– Livro mostra: em “refúgio”, Teixeira está muito vivo na Copa (Terra Esportes)
– Catar 2022: relatório detalha morte de milhares de trabalhadores (Jornal do Brasil)
– Monumento que simboliza o centro do gramado do Estádio de Pocitos, no Uruguai (Imagem)
– Monumento que simboliza a trave do Estádio de Pocitos, no Uruguai (Imagem)
– Site do Marca
– FIFA tem lucro recorde com Copa no Brasil: R$ 16 Bilhões (Veja)
– Fifa é alvo de denúncias há mais de duas décadas; veja histórico (BBC Brasil)
– Entenda o escândalo de corrupção na Fifa (BBC Brasil)

:-: PRÓXIMO NA PORTEIRA CAST: :-:
Previsão da publicação do próximo episódio: 20 de setembro de 2015.

  • Rafael Silva Santos

    Excelente cast. E excelente timing, pois o dia do lançamento coincidiu com o dia em que terminei de ler o livro do Andrew Jennings, O Jogo Sujo.

    De fato como esporte o futebol é apaixonante. Mas ao ler o livro e complementar as informações com o cast, fica claro que tem gente enriquecendo às custas de nossa paixão.

    Isso me leva a pensar em como pode ter gente capaz de trabalhar como voluntário para a FIFA?

    Forte abraços a todos do Na Porteira. E fica o apelo para o Papo do Fino a voltar!!

    • Randal Bergamasco

      Imagino que a experiência tenha sido incrível pra você, Rafael. Afinal de contas, o lançamento de um podcast sobre o assunto de um livro que você acabou no mesmo dia deve funcionar quase como uma “continuação” e aprofundamento sobre o assunto.

  • Cristiana Bruno

    Como falar sobre futebol e FIFA sem ser repetitivo, sem abrir a caixa de mimimi e sem por pilha ou panos quentes? Antes das 1030 do dia 31 de agosto eu diria que é impossível.
    Uma baita aula sobre o assunto. Claro que é impossível falar sobre futebol, FIFA e avelange sem falar em roubo, corrupção e política.
    Mas foi basta elucidativo.

    • Randal Bergamasco

      Que bom que gostou, Cristiana!

  • Oi Randal / Oi Sacutti

    Mais um programa que demonstra a qualidade inigualável do Na Porteira Cast.

    Aliás, o timing foi excelente, pois esperou toda a correria por informações a respeito da faxina na FIFA para agora realmente conversar de maneira madura e racional sobre o tema.

    Os convidados do O fino da bola foi algo formidável, pois eles estão parados de liberar episódios novos.

    Um comentário a respeito sobre o estopim, ao menos a desculpa oficial, é que parte da lavagem de dinheiro ocorreu em contas bancárias americanas. Eu mesmo trabalho em uma destas instituições, e o treinamento contra a lavagem de dinheiro é grande e forte.

    Todo e qualquer ato de lavagem de dinheiro em terras americanas, quando comprovada, DEVE ser investigado e denunciado.

    Claro, que há motivos políticos em torno disso. A estratégia utilizada pelos investigadores é a mesma usada na prisão do Al Capone, que não pagou impostos e lavou dinheiro.

    Não acho que haverá uma “coxinização” do futebol por conta dos americanos. Eu pessoalmente acho que ela já começou. Agora estádios tem de ser “Arenas”, jogadores nao podem dar declarações polêmicas, os ingressos ficaram caríssimos, comentaristas somente falam de times da moda (Real madrid e Barcelona) e assim por diante.

    Parabéns pelo novamente pelo episódio.

    Luciano

    • Randal Bergamasco

      Sei que lavagem de dinheiro e sonegação são crimes levados muito a sério nos EUA, Luciano. E gostei do termo “coxinização” do futebol; realmente, pela sua ótica, ela já começou há alguns anos. E pensando bem, não é que você tem razão?

  • Fala pessoal! Não sou muito conhecedor do tema, mas escutei pela curiosidade. E esse episódio está cheio de curiosidades! Muito bom!

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

    • Randal Bergamasco

      Mesmo que você não acompanhe futebol, espero que você tenha conhecido mais sobre essa instituição. E compreendido melhor todas essas denúncias e supostos esquemas de corrupção.

  • Homero Luz

    Ola amigos da porteira, mais um grande episódio, sobre toda questao de corrupção na fifa eu realmente acredito o fbi so esta encabecando as investigações por que o soccer esta cerscendo la e sim eles tratam tudo como negocio e querem ganhar dinheiro com isso também, na verdade um dos convidados falou que trm medo da colonização do futebol mas eu acho que ja aconteceu nao tem mais como esporte e negocio so esporte amador nao e assim. Talvez eu esteja muito endurecido pela vida e tenha perdido as esperancas em qualquer organizacao.
    Quando citaram a copa na Nigeria se acontecer vai ser a festa para as empreiteras brasileiras construirem mais estadios.
    Nao sei se pode fazer jaba de outros casts aqui mas tem dois nbw que tratam desse tema que tambem sao muito bons.

    • Randal Bergamasco

      Quanto a jabá de outros (bons) podcasts que têm a ver com o tema, não há problema algum em divulga-los aqui! Por acaso são esses?
      – NBW 058 – 14/06/2015: http://podcastnbw.com/?p=766
      – NBW 057 – 27/05/2015: http://podcastnbw.com/?p=761

      • Homero Luz

        Sim sao esses dois episodios mesmo

  • Concordo totalmente com o que foi dito: A FIFA NÃO ROUBA, nem pratica corrupção. Ela é uma empresa que vende um produto e condicionada esta venda à uma série de exigências. E quem paga sabe pelo que está pagando e se submete às suas exigências quem quer.
    Se os membros da FIFA depois, praticam atos ilícitos para maximizar seus lucros, bem isso já é outra estória…

    • Randal Bergamasco

      Lembro-me que você também afirmou isso no Lexcast, Etiane.

  • emersonfn

    Interessante. Não gosto de futebol e nem de copa do mundo. Mas parabéns pelo episódio. Sucesso a todos.

    • Randal Bergamasco

      Que bom que curtiu, Emerson. Nosso intuito foi exatamente esse, ou seja, que a audiência pudesse curtir mesmo que não gostasse de futebol.

  • Eu sabia que iam falar dos presidentes da FIFA e fiquei na espectativa:
    “O Randal vai colocar a música do Poderoso Chefão ou vai me decepcionar?”.

    Não decepcionou. =D

    • Randal Bergamasco

      Não tinha como não utilizar essa trilha!

  • Fernando de Laurentiis

    Excelente cast! Muito instrutivo pra dizer o minimo. E eu sou como o Sagutti, nao curto futebol, nao acompanho, sou daqueles q tem um time só por ter. Muito bom o cast mesmo, parabens! Dá até vontade de acompanhar o podcast dos caras do Papo do Fino, vou ver se crio coragem! =)

    • Randal Bergamasco

      Acho o Papo do Fino imperdível, Fernando. Recomendo a série “O Fino das Copas”, onde eles falam de todas as edições da Copa do Mundo, de 1930 até 2014. Todos os episódios são muito parecidos com esse formato, ou seja, linkam história e política com futebol, principalmente nas “preliminares”, ou seja, antes de falarem dos jogos em si. Fortemente recomendado.

  • Bruno Loula

    Se o Palmeiras é Campeão Mundial de 1951, então o Corinthians é campeão de 2000…..Vocês sabiam que na época do Mundial Interclubes, existia o confronto do campeão africano contra o campeão asiático, então quem é o campeão mundial ?

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Afro-Asi%C3%A1tico_de_Clubes

    • Randal Bergamasco

      Mesmo sendo palmeirense, não considero o campeonato de 1951 como mundial. Acho isso bastante complicado, pois pra mim, o Palmeiras é tetra campeão brasileiro, bi do Robertão e bi da Taça Brasil. Cada título tem seu valor, acho essa unificação de títulos da CBF um absurdo.
      Quanto o Mundial Interclubes, considero sim seus vencedores como “campeões do mundo” pela tradição do campeonato. E quanto ao campeonato afro-asiático, considero que os times de ambos os continentes não tinham a menor chance na época. Diferente de hoje em dia, não existe mais “bobo” no futebol, vide Mazembe e Raja Casablanca. Aliás, mais dia, menos dia, um time africano, da América Central ou do Norte ou um time asiático vai ganhar o Mundial de Clubes. Não acho que isso será em breve, mas fatalmente vai acontecer.

  • Bruno Loula

    Para quem fala que a França comprou a Copa de 1998. A França ganhou a Eurocopa 2000 e a Copa das Confederações 2001….O time era bom, para mim a melhor seleção francesa.

    • Randal Bergamasco

      Muito bem observado, Bruno. Realmente, esquecemos de mencionar esses títulos franceses após a copa. Pra mim, a melhor seleção francesa de todos os tempos, superior até que o time de 1958 e a seleção dos anos 80 de Platini.

      • Bruno Loula

        acabei esquecendo, ganhou a Copa das Confederações de 2003 também

        • Diego Camilo

          e vice-campeã da copa do mundo em 2006!

          • Randal Bergamasco

            De fato, muito, muito fraco esse time da França.

  • Diego Camilo

    Cast muitissimo bom! Para mim o melhor podcast da atualidade! Para os que amam ou odeiam o futebol. Onde tem 2 ou mais seres humanos sempre haverá desonestidade.

  • tbm o cazaquistão apesar de ser do continente asiático(foi da afc de 1992 a 2002),ele é da UEFA desde 2002,mas nunca se classificou.