NPC 54 – Manual Básico de Astronomia

Randal Bergamasco 20 de dezembro de 2014 44
NPC 54 – Manual Básico de Astronomia
Reproduzir

Cinco, quatro, três, dois, um… lançar! Nosso episódio 54 enviará você literalmente para o espaço! E no programa de hoje, os anfitriões Randal Bergamasco (@randalberga) e Alexandre Sacutti (@IzavanSacutti) recebem os estelares Professor Bira (@biraneves) e Carlos Del Valle (@PodcastF1Brasil) para darem uma pequena aula sobre ASTRONOMIA. Você sabe qual a diferença entre astronomia e astrologia? O que é ano-luz, Unidade Astronômica e universo observável? Nesta edição, entenda como tudo pode ter começado; conheça a diferença entre teoria e hipótese; compreenda por que a Terra é um planeta “sortudo” e quando o Sol pode se apagar. E se você quer se tornar um astrônomo amador, damos algumas dicas, recomendamos programas de computador e aplicativos de celular que podem te ajudar nessa nova empreitada. Isso é apenas um grão de areia no Universo desse programa com um tema astronomicamente interessante.

:-: NÃO QUER OUVIR A LEITURA DE E-MAILS? :-:
Caso não queira ouvir o “Correio da Roça”, pule para 17:07 minutos.

:-: SITE DOS CONVIDADOS: :-:
– PodcastF1Brasil – Site do Carlos Del Valle, onde está hospedado o podcast
– professobira.com – Site do Professor Bira

:-: COMENTADO NESTE EPISÓDIO: :-:
– Paradoxo de Fermi: onde estão as outras Terras? (Gizmodo Brasil)
– Site da revista Astronomy (em inglês)
– Stellarium (em português)
– App SkySafari (Google Play)
– O zodíaco mudou. E agora, qual é o seu signo? (Portal Visão)
– Série ‘Cosmos’ oferece passeio pelo universo em 13 episódios (Site da Folha)
– Observatório Nacional
– Site Oficial da NASA (em inglês)
– Astronomy picture of the Day (Em inglês)

:-: PRÓXIMO NA PORTEIRA CAST: :-:
Previsão da publicação do próximo episódio: 10 de fevereiro de 2015.

  • Esse NPC hein, cada vez melhor!! Fechando o ano com chave de ouro.

    Adorei o episódio, os convidados estavam muito à vontade. O Professor Bira deu um show e o Del Valle mostrou um conhecimento acima da média para um astrônomo amador. Os hosts conduziram muito bem a conversa, e a edição está impecável.

    Esse episódio virou o meu favorito já, e o cast do Professor vai ser mais um nos meus feeds agora.

    Já peguei todas as dicas, e virando o ano vou fazer algo que queria há muito tempo: comprar um telescópio. Me indiquem um legal ai, quem souber.

    No mais, desejo boas festas à todos, e Randal, boa sorte na sua prova!! Até 2015 pessoal!!

    • Obrigado pelos votos, Ricardo! Quanto ao modelo ideal de telescópio para um astrônomo amador e iniciante, vou perguntar para o Del Valle.

  • Fala pessoal, beleza?

    Excelente episódio, deve estar entre os três melhores do Na Porteira Cast.

    Comecei a ouvir o programa à noite, em Carmo do Cajuru, interior de Minas. O céu estrelado. Bom demais ouvir o programa olhando para o céu.

    Gostaria de complementar o programa – que já está bem completo – com algumas imagens e uma indicação de software.

    Aqui uma simulação da NASA, da colisão entre a Via Láctea e Andromeda. https://www.youtube.com/watch?v=0AzdknptCmo

    Nessa página, uma sequencia de imagens de como deverá ser o céu da Terra nesses tempos: http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2012/31may_andromeda/

    Ah, e indicaram um aplicativo de Android que mostra o que está no céu, que custa sei lá quantos reais. Tem um gratuito chamado Google Sky Map! É muito bom!

    Acho que é isso. Se eu lembrar de algo, volto aqui pra comentar!

    Ah, e Randal, estou digitando o comentário do meu computador novo. Sim, estou me convidando para voltar a gravar com vocês!

    Boa sorte no concurso e boas festas pra você, Izavan, Burrinho e famílias!

    Ah, e abração pro Carlos Del Valle e pro grande Bira Neves!

  • Olá Randal e Sakuti!
    Parabéns a vocês e aos convidados pelo belo episódio sobre este assunto tão interessante. Para mim, sempre me fascinou ao pesquisar e estudar o universo como amador o fato de que quanto mais se aprende sobre o assunto mais descobrimos o quão pouco sabemos, mas uma coisa SEMPRE fica evidente que é a nossa pequenez e insignificância diante de do universo.
    Gostaria de deixar aqui um link para um vídeo no youtube chamado “Viagem aos limites do universo” produzido pelo NatGeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=jaHGvcE6KEA

    Aproveito para desejar a vocês boas festas e boa entrada de 2015 e para você Randal, boa sorte no concurso que vai prestar!

    Abraços

    Francisco Seixas
    Temacast

    • Obrigado pela sugestão de vídeo e pelos seus votos, Francisco. E vai nosso agradecimento pela sua constante presença por aqui em 2014. Que continue a nos ouvir e a participar sempre.

  • Meus caros Sacutti e Randal

    Mais um episódio impecável da parte de todos. Convidados pontualmente bem escolhidos e de uma duração perfeita.

    Um programa tão bom que me deixou curioso em saber mais sobre os termos de astronomia que, admito, nunca me interessei muito.

    A explicação de Plutão ser rebaixado foi perfeita.

    Um bom estudo para você Randal no seu concurso, e um ótimo ano novo.

    Sacutti, mesmo que não vá estudar (acredito eu) um excelente ano novo para você também

    Abs

    • Valeu pelos votos, Luciano. Gostaríamos de agradecer, mais uma vez, por sua participação em nossa edição de aniversário, foi um prazer contar com sua presença.
      A intenção do programa foi justamente provocar a curiosidade acerca desse assunto. Através de seu relato, acho que nosso objetivo foi alcançado.

  • Só tenho uma coisa a dizer: uma pena que eu não tenha conseguido horário pra participar. Não acrescentaria nada mais interessante do que os convidados disseram, mas seria um prazer muito grande falar sobre esse tema que gosto tanto!

    Ótimo programa, Randal e Sacutti! E ótimos convidados! Parabéns!

    • Uma pena que não foi possível contar com sua presença, Snaga. Haverá outras oportunidades, pode ter certeza.

  • Ah, algo que achei que faltou ser comentado no programa é em relação à cor das estrelas.
    .
    Estrelas de cor mais azuadas são mais quentes. Já as estrelas avermelhadas têm uma temperatura mais baixa.

  • Uma última coisa que eu gostaria de comentar aqui, mas acabei esquecendo hehehehe (desculpa o flood de comentários, Randal!)
    .
    O Bira disse que Júpiter é uma estrela abortada, porque não tem matéria suficiente para começar a fusão nuclear. Mas Júpiter tem tanta massa, mas tanta massa que – o Bira vai poder me corrigir – parece que ocorre alguma reação nuclear em seu interior. Júpiter é um planeta que EMITE luz.
    .
    Todo planeta reflete a luz do sol. Bate uma quantidade X de raios solares no planeta e ele reflete Y. Quando se olha para Júpiter, ele emite mais luz do que esse Y. Quer dizer, então que, além da luz do Sol, o que vemos do planeta tem um pouco de luz própria.
    .
    Sobre a queda do cometa Shoemaker-Levy 9, em 1994, além de permitir analisar a existência de materiais orgânicos nesses corpos, a queda provou que ainda existem impactos assim no sistema solar.
    .
    O cometa foi descoberto pouco antes da queda por um grupo de estudiosos. Um dos estudiosos foi o geólogo Eugene Shoemaker. Ele defendia a tese de que muitas crateras que se viam na Terra teriam sido formadas por quedas de asteróides “recentes”. Já os outros cientistas afirmavam que o que tinha que cair de asteróide no Sistema Solar já tinha caído e que agora era um lugar calmo e seguro. De repente, surge esse cometa que se choca contra Júpiter e o Eugene provou estar certo.
    .
    Parece que o Eugene iria para a Lua em alguma das missões Apollo, mas teve um problema de saúde que o impediu de sair da Terra.
    .
    Bem, acho que termina por aqui minha contribuição ao episódio.
    .
    Grande abraço a todos!
    .
    Lucas

    • Prof. Bira

      Olá, caro Lucas!

      De fato, Júpiter emite luz e calor e, como ele, também Saturno e Netuno. Diferentemente de uma estrela, porém, a fonte interna de energia desses planetas não é nuclear, mas uma ação residual da contração gravitacional que levou à formação desses belos gigantes (comentei isso no #11 de minha série de Astronomia). Por serem muito massivos, possuem um campo gravitacional forte o suficiente para comprimir a matéria que os forma e gerar uma espécie de “atrito” entre as partículas, gerando a energia em questão. Mas não há energia suficiente para que se estabeleçam reações nucleares.

      Um grande abraço, e fico feliz que tenha gostado do programa!

      Que a força esteja com você!

  • Julio Cesar

    Boa! finalmente mais um podcast para meu deleite intelectual. Conheci a pouco tempo o canal de vocês e já me apaixonei! Parabéns

    • Pois ouça os episódio anteriores e recomende a gente pra seus amigos que curtem a mídia podcast. Obrigado!

  • Mais uma vez aqui! kkkk’

    Desta vez não para acrescentar mas para elogiar novamente. Excelente qualidade de podcast como sempre! Tema perfeito. Eu, como entusiasta amador de astronomia e fanático pela serie Cosmos tanto quanto uma criança de 5 anos assistindo a Galinha Pintadinha só tenho a dizer que foi tudo perfeito! Parabéns pelo trabalho! Continuo fã!

    • Ainda não assisti ao Cosmos, Breno. Estou bastante atarefado nesse começo de ano, mas tentarei ver, pois só tive boas referências sobre ela.

  • Natanael

    Mais um podcast sensacional, só pra variar né!!!! rsrs
    Mas eu queria só dizer: muito obrigado por me apresentar Calle 13… Banda sensacional que eu não conhecia. Agora sim vou prestar atenção na trilha sonora… haha valeuU

  • Marco

    O AlgumaCoisaCast me trouxe aqui 😀 Parabéns pelo programa \o/

  • O AlgumaCoisaCast me trouxe aqui!!! \o/////

  • Guilherme

    O AlgumaCoisaCast me trouxe aqui ^^ \o/

  • O AlgumaCoisaCast me trouxe aqui

  • Bruno Belmonte

    O AlgumaCoisaCast me trouxe aqui!!! Uhuuul!

  • Jean Henrique

    O AlgumaCoisaCast me trouxe aqui \o/ \o/ \o/

  • Thays Rosack

    Aeeeeeeeeeewwwwwww O AlgumaCoisaCast me trouxe aqui!!!

  • Amanda

    O AlgumaCoisaCast me trouxe aqui! \õ/

  • Ricardo Strowitzki

    Ola pessoal 😀 Ouvinte novo o/, pronto para desfrutar de um assunto que adoro!
    A, mais uma coisa…

    O AlgumaCoisaCast me trouxe aqui!!!!!!!!!!!

  • Diego

    Olá, pessoal, parabéns, o podcast é incrível! Conheci através do meio e mensagem: http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/ponto_de_vista/2015/01/13/Os-10-melhores-podcasts-do-Brasil.html

    Virei fã e estou fazendo a maratona. E se me permitem um leve “bairrismo”, o sotaque do interior de São Paulo está ao lado do cearense e do carioca nos sotaques mais legais para podcast!

    • A presença do Na Porteira na lista de melhores podcasts elaborada pelo Mauro Segura e publicada pelo Meio & Mensagem trouxe muita gente nova pra cá, Diego.
      Pois fique a vontade em ouvir as outras edições, pois acredito que se você gostou dessa, vai curtir as anteriores.

  • Olá pessoal. Demorei mas cheguei, ouvindo por indicação da minha amiga Calista no Twitter.

    Curti muito o episódio porque astronomia é meu assunto preferido. Eu sou um observador das estrelas desde criança ainda que a olho nú.

    Só uma correção, dá pra ver a galaxia de Andrômeda em partes do hemisfério sul sim, incluindo o Brasil. Fica na direção norte uma pouco acima do horizonte na beirada da constelação de Andrômeda. Podem conferir nos atlas celestes ai.

    Alias, outras dicas:
    – Redshift: Só tem a opção paga mas é bem completo e preciso (O Star Walk se perde no horário que os satélites artificiais estão passando)
    – Exoplanet: Catalogo de exoplanetas atualizado cada vez que você abre e com simulação de cada um na Via Lactea.

    • Obrigado pelas correções, Malcomtux. E ficam anotadas aí suas dicas.

  • Rita de Cássia

    Ótimo episódio.
    Como comentou estou ouvindo em janeiro.
    E assim que possível assista Cosmos 2 com o astrofísico Neil deGrasse Tyson.
    Sucesso, sucesso e sucesso.

    Rita de Cássia Sakano(55)
    Japão – Gunma Ken

  • Nathachi (@Nathachi)

    Quais os filmes citados no podcast além de Europa report, foi falado de uma comédia e outros, pode disponibilizar uma lista?

  • Jonas Daggadol

    Olá, pessoal.
    Diariamente pego 140 kms de estrada para trabalhar, e sempre acompanhado de podcasts. Esta noite, trabalho das 0:00 às 6:00, o escolhido foi o NPC, este episódio; e foi sensacional, não só pelo conteúdo, mas também porque a lua estava linda e, inevitavelmente, vocês me fizeram admirá-la durante o trajeto, bem mais que o normal. Ao chegar ao estacionamento da empresa fiquei adimirando o céu estrelado, para vocês verem como o episódio me influenciou nesta noite.
    Não sou um ouvinte assíduo, mas já ouvi alguns episódios. Só tenho elogios. A qualidade é alta, o tema de cada episódio é sempre muito interessante e bem desenvolvido por vocês.
    Abraços.
    Jonas Daggadol – Salto – SP. 38 anos – analista de sistemas.

  • Excelente programa, curti muito, vou baixar o app para Android 🙂

  • OLucasConrado

    Encontrei em Belo Horizonte o Vitor Nascimento, do podcast científico Dragões de Garagem. A gente tava falando sobre podcasts e ele elogiou bastante o NPC. E disse que esse episódio ressuscitou nele a paixão pela astronomia.

    • Randal Bergamasco

      Uma honra pra gente!

  • Juliana Vilela França

    Muito bom o podcast! Um ouvinte do Scicast me trouxe aqui, sou do interior de SP (São Roque) e fico feliz de ver mais divulgação científica e de uma forma bacana e didática e de colegas “caipiras” <3

  • Pingback: 24 Coisas que só quem ouve podcast vai entender | Mundo Podcast()

  • Bruno

    Antes eu tinha essa podcast mas agora não consigo encontrar. Utilizo o Castbox. Alguém sabe o que pode ser?