NPC 52 – Especial de aniversário

Randal Bergamasco 10 de novembro de 2014 69
NPC 52 – Especial de aniversário
Reproduzir

Três anos no ar! Desde 03 de novembro de 2011, levamos entretenimento, cultura e informação pra você. E que as comemorações comecem! E para celebrar essa data especial, os anfitriões da festa, Randal Bergamasco (@randalberga) e Alexandre Sacutti (@IzavanSacutti), recebem o ouvinte que contribuiu no Catarse do WeCast e ganhou seu passe livre aqui, o montanhista Luciano Fernandes (@kleternman), para falarmos sobre… o NA PORTEIRA CAST. Nesse especial de aniversário, conheça mais sobre os bastidores do podcast; relembre todas nossas edições, os convidados, os episódios mais queridos. Você sabe qual é o primeiro nome do Sacutti? Quem batizou o podcast? E, de lambuja, respondemos as perguntas que os ouvintes enviaram a essa porteira podosférica. Pois vista sua melhor roupa, pegue sua bebida, acerte seu fone e venha participar da nossa festa na roça!

Vitrine: Vitor Hugo “Seu” Mota (O Chá dos Cinco)

:-: NÃO QUER OUVIR A LEITURA DE E-MAILS? :-:
Caso não queira ouvir o “Correio da Roça”, pule para 15:09 minutos.

:-: SITE DO CONVIDADO: :-:
– Blog de Escalada – Portal sobre montanhismo de Luciano Fernandes

:-: COMENTADO NESTE EPISÓDIO: :-:
– Agência Transmídia (Projeto do Seu Mota)
– Cd5 S/ Açucar 002 – Rodada com Randal Bergamasco & Alexandre Sacutti
– NPC 01 – Séries Sci-Fi (primeiro episódio do Na Porteira Cast)
– NPC 11 – Um brinde à cerveja
– NPC 22 – Nossa Língua Portuguesa (última participação do Lucas Amura no Na Porteira)
– Cotton Eye Joe – Rednex (Música da abertura do NPC – YouTube)
– I feel so good – French Junior (Música da vinheta do “Correio da Roça”)
– Satisfaction – Benny Benassi (Versão original da música de encerramento)

:-: PRÓXIMO NA PORTEIRA CAST: :-:
– Previsão da publicação do próximo episódio: 30 de novembro de 2014.

  • Fabio Murakami

    Omedetou!!!! Parabens!!!
    Como prometido,hj a noite (horario do japao) irei abrir uma breja para comemorar.

  • Comecei a ouvir… abri um champagne, ops, uma breja e vou ouvir… depois volto para dar meu recado!

    • Ouviu da melhor maneira! Ainda mais ao lado de uma saborosa Franziskaner!

  • Julio

    Uhuuuu! Finalmente saiu mais 1. =)

  • Parabéns Randal e Sacutti!!!

    Ficou muito legal o programa, bacana trazerem a retrospectiva do Na Porteira, os números, muito legal mesmo!

    Ainda não tive o prazer de gravar com vocês, mas percebo que vocês tem o mesmo estilão que eu, pautas diferenciadas, focados no assunto, gosto disso, espero que em breve possamos gravar algum cast juntos.

    Só posso desejar mais sucesso pra vocês, tudo de bom, que continuem mantendo o alto nível do podcast pois vocês fazem um trabalho sensacional, gosto muito do podcast de vocês!
    Valeu galera, abraço!!!

    • Obrigado pelo votos, Leo. Bem, quanto a gravar juntos, certamente haverá oportunidades, disso tenho certeza.

  • Rafael taira

    puxa 3 anos meus parabéns. continue fazendo podcasts cada vez melhores.

    • Nem parece, viu, Rafael. O tempo passou tão rápido que a gente nem percebeu.

  • Parabéns Randal e Sacutti, o podcast da família brasileira, com o jeito simples do interior, seriedade e informação de qualidade vocês completaram 3 anos com ótimos programas e uma audiência de alta qualidade, para mim que faço podcast também sei o quanto é difícil se manter na web e principalmente com pique e periodicidade, abraços.

    • Você tocou em um ponto realmente importante, Nogueira: as dificuldades em manter um podcast no ar, elaborar pautas, gravação, edição e periodicidade. A gente se desdobra aqui pra fazer tudo isso. E, nesses 3 anos, sempre foi uma honra pra gente receber integrantes do excelente Papo do Fino.
      Gostei do termo “podcast da família brasileira”. Hahahahahahaha!

  • Cezar Yuri Arenghi

    Parabéns pelos três anos do programa, o trabalho dos evangelizadores de podcast também não é fácil, apresentamos e explicamos de setenta e sete maneiras maneiras diferentes, instalamos agregadores em celulares e iPods, copiamos nossos arquivos e ouvimos ” Ah, uma hora eu ouço ” e meses depois o caboclo aparece alucinado pedindo indicações de novos podcasts. Não é fácil, mas é prazeiroso poder ajudar a quem dedica seu tempo, esforço e dinheiro para criar esta maravilha. Parabéns mais uma vez e pode contar com seus ouvintes para divulgação do Na Porteira.
    Um abraço

    • Mas eu acho que esse é o ponto, Cezar: falar sobre a mídia. Porém, o grau de “evangelização” e de 1 a cada 10 (pelo menos no meu caso). Mas acho que esse número já é válido, por enquanto.

  • Depois da “puxada de orelha” pelo twitter há pouco, hahaha, cá estou para deixar registrado no site meu primeiro comentário.

    Apesar de ausente, me considero um fã do podcast! Ouço há um bom tempo, sempre no iPod, pelo feed, e costumo acompanhar as brejas e os gatos do Randal por sua conta no Instagram.

    Parabéns, Randal e Sacutti, pelo 3o aniversário!! Que venham muitos outros mais!!

    Abraços,
    Wladimir Dianim, São Paulo-SP

    • Percebo que muitos ouvintes acompanham nosso conteúdo apenas pelos seus agregadores de feed. Pode ter certeza que, pra gente, o que importa é sua audiência. Mas pedimos que, quando você achar necessário, pass por aqui pelos comentários ou envie seu e-mail pra gente saber o que acertamos e o que errado.
      Aliás, eu me lembro que é você no Instagram. É um dos que acompanham minhas besteiras!

  • Jessica

    Olá, povo da porteira. Parabéns pelos 3 anos e por todo o belo trabalho que estão fazendo. Comecei a ouvir no episódio 35 (sobre legendas) e desde então não largo mais vocês. Já estão no meu top 3 ao lado do Nerdcast e Braincast. Gosto tanto do programa que no meu feed está configurado para download automático, só 2 dos 20 contam com essa “honra”.
    Sobre o tempo ideal, pra mim é entre 1:30h e 1:40h porque ouço programando, então gosto de episódios mais longos.

    • É uma honra para nós, do Na Porteira, estarmos inclusos nesse seu seleto “hall” de podcasts. E pelo que percebo, nesse embate entre eu e o Sacutti a respeito do tempo de duração ideal do episódio, estou em desvantagem.

  • Randal, Alexandre…
    Muito legal a história de vocês! Quero deixar os meus parabéns pelo 3 anos de vida do NPC e espero que venham muitos mais…
    Grande abraço!

    • Obrigado mesmo, Seixas. E valeu também por estar sempre interagir conosco em praticamente todas as edições.

  • Randal e Sacutti, Parabéns(e obrigado) pelos 3 anos do podcast.
    Gosto muito do podcast, continuem assim.

  • Salve nobres Randal e Sacutti!

    Se hoje me fizessem a clássica pergunta “o que você não consegue se imaginar sem?”, minha resposta certamente seria “podcast”. Explico.

    Sou do interior de Pernambuco, mas estudo e trabalho na capital do estado, que fica bem distante da minha cidade natal, e, por diversos motivos, moro sozinho. O costume de sempre ter alguém em casa assistindo televisão, conversando ou só fazendo barulho, já se foi há tempos. Esse vazio deixado pela ausência de familiares em meu convívio foi preenchido pelos podcasts. Já os ouvia antes (acompanho o NerdCast desde 2008, e assim como sempre acontece com muitos ouvintes, foi o primeiro podcast que ouvi).

    Aprendi muita coisa com todos os podcasts que passei a seguir, e os ouço sempre que estou fazendo os obrigações de casa.

    De certa forma sinto que toda essa gente boa que investe seu precioso tempo produzindo episódios para trazer um pouco de cultura e alegria para as pessoas são meus amigos, e fico muito feliz e satisfeito por isso por estar certo de que a recíproca existe e é verdadeira.

    Gostaria de agradecer e parabenizar pelos três anos de NPC.

    Grande abraço.

    • Aqui do outro lado, também é recíproco esse sentimento de amizade. Essa proximidade da mídia podcast é um dos seus aspectos que a tornam apaixonante. Como ouvinte, também não consigo me imaginar sem consumir essa mídia.
      E obrigado pelos votos.

  • homero luz

    Olá primeiro lugar parabéns pelos 3 anos, faz menos de um que acompanho, era do time que achava que o tema era sertanejo universitário, acompanho desde o politica e futebol, me interesso muito mais pelo primeiro tema que o segundo mas a partir dai ouvi muitos episódios antigos e ouço regularmente, quanto ao tamanho eu não me importo com episódios grandes, desde que tenham conteúdo para isso, como escuto no carro entre um atendimento e outro vou pausando e volto a escutar depois, a dinâmica de vocês é muito boa sempre os convidados apresentando o tema e vocês ali fazendo o papel de “ouvinte” só que mais informado, poucos podcasts fazem isso talvez por isso consigam falar de quase qualquer tema, e eu gosto principalmente dos episódios de história e tecnologia, acho que ainda faz muita falta um podcast como era o versão histórica.

    Quanto a monetização assunto polemico esse, mas minha opinião devem fazer sim, cada um sabe como deve fazer para ganhar seu dinheiro e acredito que mesmo programas pautados por patrocínio podem ser bons, um exemplo se uma agencia de turismo tivesse pautado o episódio sobre incas acredito que não seria muito diferente. mas que continuem o ótimo trabalho e tudo de bom para vocês e o burrinho.

    • E se eu te falar que, antes de lançarmos nosso programa sobre os Incas, procuramos várias agências de viagens para patrociná-lo, mas sem sucesso?

  • Parabéns aos meninos do Porteira, Randal e Sacutti!!

    É muito bom escutar um podcast com tanta qualidade quanto o Porteira, e ver que ele dura 3 anos e vai durar muitos mais ainda.

    Sobre como achei o Porteira: não me lembro direito, mas com certeza devo ter achado que era algo relacionado à música sertaneja, o que desperta o meu interesse.
    É, meus caros, não corro de música sertaneja, e sim para ela.
    XD

    E Randal, havia um Randal no meu trabalho até o mês passado. Digo que havia porque ele conseguiu ser transferido para outra cidade.
    Então você não é o único Randal do estado de São Paulo.

    Bem, fico por aqui e no aguardo do próximo episódio

    abraços

    PS: chuto que o próximo episódio é sobre uma certa série de ficção científica sobre viagens de exploração do espaço

    • Conheço pessoas que já trombaram com outros “Randais”, Nilda. Eu ainda não tive a felicidade de chamar alguém pelo mesmo nome que me chamam.
      Quero agradecer muito sua presença constante por aqui. É uma de nossas ouvintes “premium”, sempre deixa seu feedback. Muito obrigado mesmo.

  • José Carlos

    Primeiramente parabéns pela trajetória de sucesso. Acho que seria legal um episódio sobre budismo já que não conheço nenhum podcast que tenha feito. Só uma sugestão mesmo…

  • Parabéns Randal e Sacutti!!!
    Tenho 40 anos sou de fortaleza e faz um ano que escuto e indico o na porteira.
    Não sei dizer qual o meu episódio favorito se é o de política, ou o sobre como o Brail é visto lá fora. Sinto falta de posts discutindo livros e/ou filmes e até alguns de pop nerd mesmo até pra ter publicos diversificado. Gostaria de ver o Igor Guedes falando sobre trivialidades. gostaria de saber qual é o top 10 de podcasts que o randal e o sacutti escutam. Ia esquecendo sou ilustrador e escuto enquanto trabalho ( pra suportar meu atual emprego) ou dirigindo. Até.

    • Olha, Paulo, não temos a intenção de realizar reviews ou coisa parecida a respeito de filmes, séries ou livros, pois esse não é nosso foco. Como já dissemos em outras oportunidades, nós tentamos ao máximo fugir desse nicho pop/nerd.
      Quanto aos podcasts que eu escuto, é muito difícil classifica-los, pois vou deixar outros bons programa pra trás. Segue meu ranking:
      1. Nerdcast;
      2. Telhacast;
      3. Papo do Fino;
      4. Escriba Café;
      5. Ultrageek;
      6. Nossocast;
      7. Os Comentadores;
      8. Pelada na Net;
      9. Rapaduracast;
      10. O chá dos cinco.

  • Paulo Fernando

    ps. como é que faz para aparecer minha foto e não esse Alienígena horroroso. ( risos)

  • David Dutra

    Tenho 21 anos, sou de cuiabá-mt… comecei ouvir podcast tem uns meses, e me tornei ou ouvinte assíduo, já fiz várias maratonas de algumas hora de vários podcast, e os que mais me interessam são aqueles que abordam assuntos mais sérios, por isso que o dia que conheci o de vocês, pensei que tinha encontrado uma mina de ouro, o primeiro episódio que ouvi foi sobre a Africa, depois comecei ouvir sem parar, só falta 11 episódios para terminar de ouvir, ouço sempre pelo smartphone, mais precisamente pelo WeCast, por isso nunca comentei, e pra mim que faço faculdade e também faço cursinho a vida é muito corrida, então sempre ouço em onibus, nos intervalo e também um pouco aos finais de semana, acho muito interessante esses podcast mais sérios, acho que podem me ajudar em argumentos em redações, sem contar que é uma forma de conhecimento de fácil acesso, sempre recomendo para os meus amigos os podcast que mais ouço, e o de vocês sempre é o primeiro que recomendo.
    Espero que continuem abordando essa mesma temática.
    E que venha mais 3 anos de NPC o/

    • Obrigado, David. E quanto a utilidade do Na Porteira na elaboração de redação, você acredita que outros ouvintes também relataram isso? Nos dias que antecederam o ENEM, nosso episódio sobre a água teve um bom acréscimo de downloads. Depois que consegui entender o que estava acontecendo.

  • Emerson Ferreira Nogueira

    Muito legal. Meu primeiro podcast. O convidado agregou bastante. Comentários bem legais. Sucesso sempre.

    • Não entendi seu comentário “meu primeiro podcast”. É o primeiro episódio do Na Porteira que você ouviu ou o primeiro episódio da sua vida?

    • Emerson Ferreira Nogueira

      Queria dizer meu primeiro comentário. Desculpe.

  • Emerson Ferreira Nogueira

    TOP

  • Compadres Sacutti, Randal e Burrico, caríssimos:

    Três anos de muito conhecimento, amizade e pautas dividas. É uma honra ter participado de 12 dos 52 programas. O programa que mais me marcou foi o da “América Latina” e já recebi feedback de episódios inesperados como “Questão Palestina”.

    Gostaria de dizer ao Randal que compartilho de seu gosto pelas cervejas e com o Sacutti pelas mulheres russas.

    Temos que marcar uma grande viagem juntos.

    Um grande abraço, parabéns e que o sucesso continue!

    • Grande Igor, sempre bem-vindo por aqui. É praticamente um dos nossos já.

  • Miguell

    Tava ouvindo o telhacast antigo sobre o Rammstein, e Randal, tá na hora de fazer um cast sobre a música da Alemanha. E um outro sobre a língua obviamente.

    • Calma, Miguell, certamente teremos uma edição sobre a Alemanha. Aliás, já teria que ter ido ao ar nesse ano de 2014, mas ficou para o próximo ano.

  • Rafael taira

    muito legal ver vocês chegarem a 3 anos. Tomem cuidado quando chegarem nos 4 anos. Alguns podcast que conheço não passa dos 4 anos de existência. Que eu chamaria de crise dos 4 anos. Costuma ocorrer porque ou os membros se separam por quererem fazer outro projeto ou outro podcast ou acaba porque estão sem tempo para gravar novos programas ou acaba por questões financeiras,pois pagar um site para manter um podcast não é muito barato.

    • A gente nunca sabe sobre o futuro, né, Rafael. Só posso garantir que, por ora, não acabaremos não!

  • Rafael taira

    Ma essa crise dos 4 só vi atingir os podcasts de videogames. Que não é o caso assunto em foco de vocês.

  • Voltei para dizer que vocês me convenceram da importância de deixar um comentário.
    Passei fazer isto em todos os podcasts que acompanho.

    • Além de ampliar o assunto, o comentário serve para medirmos como o podcast repercutiu entre os ouvinte. É algo de suma importância.

  • Rodrigo Silva

    Boa tarde. Primeiramente, Parabéns!! Acredito que o agradecimento deva partir de nos ouvintes que recebemos de braços abertos cada episodio, como presente. Felicidades e sucesso.

    Eu sou usuário hard dos FEEDS e por isso não acesso muito a todos os sites dos podcasts que ouço e, dos poucos que acesso e também graças a seu comentário no ultimo episodio, acabei percebendo a diferença acentuada que há em relação ao publico e comentários. Você pontuou isso muito bem, o que fez todo sentido pra mim porque gosto de comentar mas este habito só se garante quando as replicas e pontos de vista estão no mesmo nível de respeito. A cultura do FIRST e do HATER me inibe de me expressar na maioria dos sites que visito habitualmente, o que impede do conteúdo passado de ser complementado pelos ouvintes.
    Também concordo com a ideia de campanha para aumentar o numero de ouvintes. Vocês vão considerar alguma abordagem nesse tipo?

    Gosto muito de historia de terror e fica uma singela sugestão de tema. Grande abraço e sucesso, pois vocês merecem!!!!!!

    • Obrigado pelos parabéns, Rodrigo.
      A gente percebe sim que há vários ouvintes que não comentam porque simplesmente concluem que não têm nada a dizer ou acrescentar. Acho que isso fica critério de cada um, mas caso qualquer usuário desse site postar aqui um simples “Parabéns” ou “Podcast excelente, muito obrigado”, não há nenhuma objeção. Como o próprio Sacutti comentou nesse episódio, dá pra perceber que a atitude padrão de quem ouve o NPC é diferente, talvez pela faixa etária média, que é mais alta.
      Quanto a campanhas para incentivar a audiência, o que pedimos com frequência é que a galera que curte nosso programa o recomende para outros amigos que consoumem a mídia podcast.

  • Parabéns meus nobres amigos Randal e Izavan! Vida muito longa e muito prospera para o NPC!
    Tenho muito orgulho de ter participado desse que, na minha opinião, é um dos melhores podcasts brasileiros! Fico mais feliz ainda de ter participado do programa mais baixado. Mas principalmente do programa sobre água, que é um dos mais completos sobre o assunto. Enfim! Sou fã do trabalho de vocês e ouvinte assíduo do programa! Aquele abraço apertado e desejo sempre mais sucesso!!
    PS: o de tatuagens gravamos no sábado! Eheeheh!

    • Grande Marteleto, mais um de nossos “compadres”. Acho que não preciso nem dizer que você é sempre bem-vindo por aqui.

  • João de Castro

    Parabéns pelos 3 anos de excelente podcast. Acompanho o trabalho do srs. e gosto muito do que ouço, sempre um material diferente do que estou acostumado numa linguagem que eu entendo.
    Admito que não escrevo muito, pois não acredito que os srs. devam perder tempo com mensagens como “Gostei muito do podcast anterior”. A verdade é que não tenho muito o que dizer.
    Fica aí o meu obrigado pelas horas divertidas que vocês me proporcionam.

    • Fique tranquilo, pois qualquer tipo de comentário é muito bem-vindo, João de Castro. Interação é importante sim, mas acredito que nossa principal intenção é sermos ouvidos.
      Obrigado por acompanhar o Na Porteira.

  • Feliz aniversário meus amigos! Muito bom acompanhar vocês faz algum tempo. E fiquem sabendo que vocês realmente são uma fonte incrível de informação e conhecimento. Parabéns e obrigado por tudo!

    Abraços!

    • Obrigado, Gudima. Você sempre foi um dos grandes incentivadores desse projeto. Você faz parte desses 3 anos de programa, lhe agradeço e reforço meu muito obrigado.

      • Coisa boa a gente tem que incentivar, não tem como. Rs…

        Abraços!

  • Muito bom esse podcast, parabéns a vocês! espero que durem muito ainda! sempre ouvi mais nunca comentei……..Sucesso!

    Sobre a monetização acho o Patreon muito bacana para vcs, conhecem? http://www.patreon.com/

    • Qualquer sugestão de monetização é bem-vinda, Gian. Já ouvi falar muito sobre o Patreon, mas estudar melhor isso. Por ora, obrigado.

  • Parabéns seus lindos! Sou ouvinte do Na Porteira e saibam que vocês estão no meu top 5 de podcast! Edição, conteudo e informação de forma muito bem feita! Abraços!

    • Valeu mesmo, Armando. É uma honra ter um comentário seu nos desejando feliz aniversário. Obrigado!

  • Paulo Eduardo (Padu)

    Fala Randal e Izavani! Elogiar vocês é “chover no molhado”! Já sou ouvinte a bastante tempo, e estou sempre por aqui. O podcast de vocês faz realmente um serviço a podosfera, suprindo nossa necessidade por saber. Depois de tantos elogios, é difícil pontuar mais, mas queria que soubessem que vocês fazem um maravilhoso trabalho, e que enquanto o Na Porteira existir, estarei por aqui nos comentários!

    • Obrigado, Padu. Agradecemos por sua presença durante todo esse tempo. Seus comentários são rotineiros por aqui.

  • Nerdanderthal

    Parabéns ao excelente trabalho de vocês ao longo desse 3 anos.
    Meus agradecimentos por me darem a honra de ser convidado a enviar uma pergunta para esse tão festejado episódio e um agradecimento eterno ao amigo Lucas Amura por me apresentar o Na Porteira.

    • Obrigado, Nerdanderthal. É sempre muito bom tê-lo aqui com conosco a cada nova edição.

  • Camila Araujo

    Parabéns
    Eu não escutava podcast. Tive um acidente automobilístico e estou de molho em casa. Estava entediada e Resolvi usar o app de podcast e encontrei vocês. Estou ouvindo todos os episódios e estou adorando. Serei ouvinte.
    Obrigada pelo trabalho de vocês.
    Um grande beijo.

    • Às vezes, como diz aquele velho ditado, “há males que vêm pra bem”. Sei o quão ruim são as consequências de um acidente de automóvel – sejam eles materiais ou físicos – mas essa tamanha infelicidade trouxe mais uma ouvinte para gente.
      Recomendo que escute todos os episódios, do mais novo até o mais antigo. Obrigado pela audiência e desejamos uma rápida recuperação a você.

  • Parabéns para você randal e sacutti por 3 anos de na porteira, faz pouco tempo que os conheci mas agradeço muito por ter conhecido vocês!
    Obrigado

    JHOL
    SnSCast