NPC 44 – Os Incas

Randal Bergamasco 28 de maio de 2014 31
NPC 44 – Os Incas

Reproduzir

Yamayllaku! Você conhece essa palavra? Pois significa “Olá, tudo bem” em quíchua (ou quéchua), um antigo idioma falado na América do Sul antes da chegada dos europeus. Era a língua oficial de um vasto império que todos conhecem… mas nem tanto assim. Pois no programa de hoje, Randal Bergamasco (@randalberga) e Alexandre Sacutti (@IzavanSacutti) recebem o jornalista Lucas Conrado (@OLucasConrado), o historiador Igor Guedes (@professoigor) e o matuto Jadson Moura (@jadsonmoura) para revelarmos a você um pouco mais sobre os Incas, uma das principais civilizações da história. Você sabe como era eles eram  organizados? Como era sua religião e seus credos? Neste podcast, conheça mais como era o cotidiano inca; aprenda como ampliar seu império sem o uso da violência; e crie coragem e experimente um belo porquinho-da-índia assado. Isso é apenas uma amostra desse especial, divertido e informativo bate-papo. Huk p’unchawkama!

:-: NÃO QUER OUVIR A LEITURA DE E-MAILS? :-:
– Caso não queira ouvir o “Correio da Roça”, pule para 16 min. 12 sec.

:-: SITES DOS CONVIDADOS: :-:
– Mundo Podcast – Portal onde está hospedado o Telhacast (podcast que Igor Guedes é integrante)
– Mundo Matuto – Blog de Jadson Moura
– Nossocast – Podcast onde Jadson Moura é integrante fixo
– Papo di Minero – Podcast de Lucas Conrado

:-: COMENTADO NESTE EPISÓDIO: :-:
– Cruz andina ou Chakana
– Terraços agrícolas ou plataformas de Machu Picchu
– Os quipus e os quipucamayocs
– Pedra dos 12 ângulos de Cusco
– Cuy Peruano
– Seleção do Peru tem novo uniforme inspirado nos guerreiros do país
– Alpaca: O verdadeiro tesouro dos incas
– Subindo Wayna Picchu
– Fronteiras da ciência sobre Machu Picchu (no Podflix)
– O Rei em Machu Picchu (Em espanhol)
– Jadson em Machu Picchu

:-: PRÓXIMO NA PORTEIRA CAST: :-:
– Previsão da publicação do próximo episódio: 20 de junho de 2014

  • Silvério Machado

    Excelente programa sobre a cultura Inca. Parabéns e continue assim Randal.

    • Obrigado, Silvério. A gente fica muito feliz por você ter gostado do episódio.

  • Rodrigo souza

    Caras sempre escuto e nunca mando email me desculpe. Parabéns pelos programas !! todos ótimos !!!

    • Pois não deixe de enviar seu “sinal de fumaça” pra informar que está ouvindo e curtindo, Rodrigo. É sempre importante elogios, críticas e sugestões.

  • Lenize

    Ola, parabens pelo podcast, otima aula de historia, vcs deveriam fazer tb sobre os maias, egipcios e romanos.

    • Ótima sugestão de pauta, Lenize. Só posso te adiantar que vamos falar pelo menos de dois povos apontados aí por você. Aguarde os episódio futuros.

  • Susana Goicochea

    Formidável o podcast, informativo. Tenho vergonha de falar que ainda não conheço Machupicchu sendo peruana, é uma promessa que iré até 2015 puxa vida é que morava na região norte selvática é muito longe.
    Parabéns pelo trabalho de equipe, informação é a chave do sucesso.

    • Obrigado, Susana! E Machu Picchu é um dos principais pontos turísticos do mundo. Por você ser peruana, é obrigatório conhecer esse lugar mágico.

  • Rafael H. Taira

    caramba que tema inesperado!

  • Olá Meninos do Porteira!

    Excelente tema e a abordagem foi muito boa.
    Gosto muito destes episódios que abordam os países da América do Sul.
    Que venham outros!

    abraços

    • Muitos ouvintes já se acostumaram com essas pautas que mostram e valorizam a América Latina. Pode ter certeza que virão outros.

  • Henrique Salem

    Olá Randal ..!
    Adorei mais esse episódio , já lí e assistí alguns documentários sobre essa maravilha do mundo antigo . Realmente é fascinante !
    Quase no final do programa ouvi um dos convidados , não me lembro se o Lucas Conrado ou Jadson Moura criticando o idioma e forma de se comportar de um grupo de coreanos . Não sei se ele sabe , mas para quem mora fora do Brasil por muitos anos , a gente sabe bem que brasileiros quando fora do Brasil , não ficam atrás não , muitas vezes agem de forma muito pior . Furando filas , fazendo gritarias , tentando passar sem pagar , deteriorando locais e objetos de valor histórico , jogando lixo no chão , causando brigas , agressões , assaltos e furtos .
    Tenham certeza de uma coisa :
    Muitas vezes nós brasileiros somos muito chatos.
    Já fiquei sabendo de alemães ou coreanos presos , relativamente poucos até , mas posso garantir que sei de muitos , muitos brasileiros presos fora do Brasil por fazerem merdas das mais variadas ….
    Ás vezes a gente gosta de olhar para o rabo dos outros e rir , mas sempre esquecemos de olhar primeiro para os nossos próprios , demonstrando assim o quão raso e superficial é (de vez em quando) nossa visão de mundo .

    • Acredito que o Igor apenas relatou o que ele viu, Henrique, sem a intenção de “falar mal” desse ou daquele povo. Realmente, os brasileiros não são exemplo de educação no exterior, eu mesmo já pude comprovar isso. E garanto que ele também já deve ter presenciado alguma situação desse tipo. E ainda bem que gostou do episódio. Acho que foi possível demonstrar como essa sociedade foi fantástica.

  • Na porteira
    do Mundo.

    Ajeita o chapéu,
    a palha do cigarro
    fumaça filosofia.

    E seu burrinho leva
    nas costas
    muito saber.

  • Ótimo cast, mais uma vez com o selo de qualidade na porteira, essas informações passadas por vocês mostram o quanto temos que valorizar a nossa cultura latina que infelizmente teve grande parte de sua tradição estraçalhada pelos invasores que destruiram grande parte da riqueza existente. Abraços

  • Rafael H. Taira

    Essa civilização que tem um muro em cuzco que os habitantes brincam metade do muro foi construído pelos inteligentes (incas) e a outra metade pelos idiotas (Espanhóis.).

    • Exatamente, Rafael. O próprio Igor relatou que, numa visita a esses muros, o guia disse que, de um lado estava localizado no muro dos Incas e do outro, dos INCAapazes.

  • Rafael H. Taira

    caramba o nosso cast ainda existe. Não houvia falar deles a uns 5 anos.

  • Olá, Belo Cast, tirando a viagem do sonho dos comunas, o comunismo primitivo, (só com o detalhes das castas, que não é tão diferente da realidade dos países que vivem nesse sistema Político, a Elite são os políticos.). comunismo só matou gente no mundo com discusinhos legais. Mas isso está perdoado pois o nosso sistema ensina isso.

    Todo resto muito bom, porquinho do Índia, Batata Inglesa, dicas das viagens e tals, fiquei com vontade ir ir conhecer.
    O livro do Armas Germes e Aço ali comprei mas não comecei ainda, foi mais um incentivo pra começar.
    Tem o, Exploração Inca, do Discovery, que vocês não citaram, é muito bom 4 episódios pelos 4 cantos do Império Incaico.
    Fica o pedido pra fazer um sobre o Império Asteca, sobre os Maias e sobre um Império mais modesto, o Império Tupi.

    • Obrigado pela sugestão do Documentário da Discovery, Thiago. Aliás, outros ouvintes pediram episódios sobre outras civilizações pré-colombianas. Realmente, um podcast sobre os Tupis é uma beleza sugestão. Vamos estudar todos os temas sugeridos.

  • Paulo Eduardo (Padu)

    Fala Randal e Sacutti! Adorei o podcast, um dos melhores na minha opinião! Quanto ao tema, tenho dois adendos: o primeiro é de que quando cursava o Ensino Médio lembro de ter lido um artigo em que o autor criticava justamente o senso comum de que os europeus dominaram os incas e astecas devido ao uso de armas de fogo. Como vocês mesmo disseram, num primeiro embate eram 100 europeus pra mais de 5000 nativos. Não há arma de fogo naquela época que desse conta! Um dos principais fatores citados no artigo seria um tal de “conformismo religioso”.. Por mais que tenham tido resistências e afins posteriores ao domínio espanhol, profecias incas diziam que o fim do mundo seria anunciado por deuses brancos loiros, que desceriam dos céus ao lado de centauros, portando raios e trovões. Pegue homens montados em cavalos, canhões e europeus de pele clara e dá pra ver que é uma coincidência bem trágica, que dizem ter deixado os nativos acreditando ser esse o fim dos tempos. Agora uma dúvida: sempre li que os europeus usaram as tribos dominadas pelos incas como aliadas para se voltarem contra o grande império e ajudar em sua derrocada, mas se as tribos, como dito no programa, eram privilegiadas por serem parte do Império Inca, como isso se procedeu?
    PS: li que Machu Picchu está afundando, então é um lugar que não devemos deixar por último em nossas listas de viagem! rs

    • Conforme o Igor disse, Padu, algumas tribos que integravam o Império Inca eram contra a sua dominação. Assim, foi um prato cheio a aliança com os espanhóis. Ah, e como você relatou também, podemos instalar uma placa em Machu Picchu com os dizeres “Visite Macchu Picchu antes que acabe”.

  • Olá Randal e Sacutti, tudo bom?

    Posso xingar vocês? Como vocês conseguem fazer pautas tão excelentes sempre, hein? Que programa fantástico e com convidados excelentes!! Parabéns mais uma vez!

    Amei o conteúdo, muito interessante. Sabe, fico pensando às vezes… O que seria dos Incas (e tantas outras que nem chegamos a conhecer a fundo) se não tivessem sido dizimadas? Até que ponto elas chegariam em termos tecnológicos, sociais e em tantos outros campos que nem podemos imaginar?

    E os convidados me deixaram com vontade de conhecer o Peru. Pode ser algo pro futuro, de repente.

    Valeu como sempre, abraços!!

    • Eu também já fiz essa pergunta, Gudima e, infelizmente, ficará sem resposta.
      Quanto a viajar pelo Peru, é certamente um dos melhores destinos não só da América do Sul, mas do mundo.

  • Gilda

    olá meninos, como sempre programa excelente. Sempre conseguem passar cultura, sem perderem o bom humor. Que Deus continue os abençoando sempre, principalmente com muita saúde que é o mais importante, o restante, vocês conseguem facilmente conquistar. Abraços mil.

  • Thiago Amaro

    Fala Randal e Sacutti! Descobri o podcast uma semana atrás e estou muito impressionado com o trabalho de vocês. Estão de parabéns, com conteúdo, integrantes que sempre são ótimos e vocês liderando o cast com muita autonomia e conhecimento. Todos os temas são interessantes e integrantes.
    Os podcast de História são os mais interessantes que achei, e sinto bastante falta do Visão Histórica, Na Porteira está sendo o replacement 🙂
    Sempre tive vontade de ir a Machu Pichu e com o podcast fez com que realmente eu vá em um futuro próximo.
    Parabéns e grande abraço a todos.

  • Luiz Silva

    Que podcast excelente. Me ajudou muito num trabalho na escola. Obg! <33

    • Randal Bergamasco

      E quem disse que história é chato, não é verdade?

  • Marcos André

    Turistas tirando fotos nus? eles só queriam mostrar o peru…

    zueira a parte, eu só cheguei aqui por causa do NPC 81. Parabéns pelo excelente trabalho Randal!

    O NPC sempre traz assuntos relevantes, as pautas são muito boas mesmo!