NPC 42 – Conspiração pouca é bobagem

Randal Bergamasco 16 de abril de 2014 23
NPC 42 – Conspiração pouca é bobagem

Reproduzir

Você acredita em Teorias da Conspiração? Aquelas ideias malucas que surgem por aí, que sempre tentam explicar algo complexo (ou não)? Pois no episódio quarenta e dois do Na Porteira Cast, Randal Bergamasco (@randalberga) e Alexandre Sacutti (@IzavanSacutti) recebem o “freak” Oleno Petrere (@ndox138), o “filósofo podcastal” Márcio Etiane (@aviafilosofica) e o “quase piloto” Gabriel Toledano (@aerocast) para falarmos das principais teorias conspiratórias, algumas mais plausíveis e outras totalmente malucas. Você já ouviu falar sobre o avião brasileiro que desapareceu no Oceano Atlântico em 1979? E se você descobrisse que Hitler não morreu e viveu…. no Brasil? Nessa edição, decida se o homem já esteve na lua; entenda o que supostamente são os Illuminati; e vamos desbravar um pouco das teorias que rodeiam os atentados de 11 de setembro. Prontos para entrar nesse papo cheio de informações, suposições e nenhuma conclusão? Pois coloque seu fone de ouvido, segure forte sua caneta Bic para que ela não desapareça e vamos nessa!

:-: NÃO QUER OUVIR A LEITURA DE E-MAILS? :-:
– Caso não queira ouvir o “Correio da Roça”, pule para 15 min. 26 sec.

:-: SITES DOS CONVIDADOS: :-:
– Área Freak – Blog do “Freakcast” onde Oleno Petrere é host
– A Via Filosófica – Blog do podcast “Papo Filosófico” de Márcio Etiane
– Aerocast – Podcast onde Gabriel Toledano é host

:-: COMENTADO NESTE EPISÓDIO: :-:
– Podpesquisa 2014 (encerrada)
– Geek Talk #07 – Bic
– Avião Cargueiro da Varig desaparece no Oceano Pacífico (1979)
– Domingo Espetacular investiga se Hitler viveu e morreu no Brasil (Parte 1) (Parte 2)
– Blog “A Fraude do Século”
– Espelho instalado na Lua (imagem)
– A “verdade” sobre a Lua (paródia no Youtube)
– Tudo sobre os Illuminati (Megacurioso)
– 11 de Setembro de 2001 – Reportagem do Jornal Nacional

:-: PRÓXIMO NA PORTEIRA CAST: :-:
– Previsão da publicação do próximo episódio: 10 de maio de 2014.

  • ra ho tai

    E se eu quebrasse uma caneta bic? elas se revoltariam?

  • Fabio Murakami

    Parabéns!!! Randal e Sacutti, por mais um podcast divertido e informativo como sempre.
    Se houver outro programa como esse poderia abordar as conspirações brasileiras, tipo a de Tancredo Neves. Esse no caso acho que daria um podcast só para ele abordando também a situação política na época.
    Abraços!!!

    • O tema “Teorias da Conspiração” poderia seguramente gerar mais uma ou duas partes, pois há uma infinidade de casos. Quanto ao ocorrido com Tancredo Neves, realmente é uma boa lembrança e renderia um bom papo. Obrigado pela sugestão.

  • Henrique Salem

    Tema envolvente e fascinante que sempre rende ótimos papos . Gostei muito dos convidados também , acrescentaram com bons comentários e algumas opiniões que eu nunca havia pensado por tal ponto de vista .
    Pena o tempo do programa ser tão curto , por mim eu ficaria ouvindo por horas ….. rsss!!! Mas entendo a necessidade do podcast se adequar a maioria dos ouvintes .

    • O tempo é realmente muito curto pra esse tema e, dependendo do feedback dos ouvintes, podemos tranquilamente fazer uma parte “2”. Aliás, há teorias da conspiração para uns 10 programas!

  • Obrigado pela lembrança Randal! Ótimo Cast! Como sempre!

    • O episódio do Geek Talk serve para ampliar essas teorias da conspiração sobre a caneta Bic. Como não iríamos falar a fundo sobre o assunto, por que não indicar esse ótimo episódio?

  • Bom dia, pessoal, tudo bem?
    .
    Tem um bom tempo que não passo pra comentar. Queria dar uns pitacos.
    .
    Pra começar: um errinho nas datas. O Randal disse que o homem pisou na Lua em 16 de julho de 1969. Não! O homem pisou na Lua em 20 de julho. 16 de julho foi a decolagem da Apollo 11.
    .
    E, gente, por melhor que seja o telescópio, não dá pra ver a bandeira, muito menos as pegadas na Lua daqui da Terra. É possível ver as pegadas em fotos tiradas em HD por uma sonda que orbita a Lua. Essas fotos podem ser vistas no Google Moon.
    .
    Acredito que o homem pisou na Lua, sim. A maior prova disso é o fato de a URSS não ter se manifestado contra o suposto pouso dos Estados Unidos.
    .
    De todo modo, segue o link do Dragões de Garagem sobre o homem na Lua. É excelente: http://scienceblogs.com.br/dragoesdegaragem/2013/11/dragoes-de-garagem-20-homem-na-lua/
    .
    Sobre o 11 de Setembro, minha opinião é a seguinte: os Estados Unidos sabiam que haveria um ataque eminente, mas não fizeram nada para impedir. O que sustenta essa teoria são os seguintes dados: 1) Os EUA já fizeram isso em 1941, quando os japoneses atacaram Pearl Harbor e eles precisavam de uma justificativa para entrar na Segunda Guerra. 2) O governo Bush estava impopular. Com o ataque, Bush conseguiu popularidade ao entrar na guerra. 3) Como Michael Moore aponta bem no Fahrenheit 11/9, o governo dos EUA tinham (ou têm) estreitas relações com as indústrias bélica e empreiteiras. Quem lucrou pra caramba nessa brincadeira?
    .
    E, como falaram num Nerdcast, se o governo dos EUA tivessem planejado e executado esse ataque, seriam o governo mais eficiente do mundo!
    .
    Grande abraço a todos!
    .
    Lucas Conrado, 25 anos, jornalista e podcaster do Papo di Minero, Rio de Janeiro

    • Realmente, confundimos os dados, Lucas. A gente disse o dia e o horário da DECOLAGEM, e não da ATERRISAGEM. Obrigado pela correção!

  • Paulo Eduardo (Padu)

    O tema é tão envolvente que dá pra fazer um cast pra cada uma das teorias.. Quando ao 11 de setembro, posso dar alguns dados técnicos. Não sei se já comentei antes, mas sou estudante de engenharia ambiental, e já tive cadeiras da civil. E lembro que um de meus professores me garantiu que um avião não faria um prédio como o WTC cair, muito menos da forma como o WTC caiu. Ele descreve a forma da queda como uma clara implosão, devido à todas as suas características. Inclusive no documentário citado, se não me engano, é mostrado que se você pausar bem lentamente, pode ver que as explosões no prédio começam antes da colisão. Além disso, é no mínimo interessante destacar que há documentos que descrevem que o único avião a decolar no dia foi o da família de Bin Laden, que estava nos EUA. Além disso, o atentado deu todas as desculpas de que o governo precisava para o povo não ficar contra a invasão do Oriente, e, além disso, sabemos que a família Bush era envolvida com a indústria bélica. Todos esses fatos, somados a tudo que vocês já discutiram, tornam o caso muito intrigante. Só não entendo o porque de acharem tão difícil o envolvimento do próprio governo, já que não seria a primeira vez na história que um governo faria algo do tipo, muito menos o americano, mesmo que esse tenha sido numa proporção bem grande. Ah, e vocês esqueceram do famoso episódio dos Simpsons com o anúncio do atentato rsrs brincadeiras a parte, parabéns por mais um maravilhoso cast!

    • O 11 de setembro rende infinitas discussões e surgem cada mais “provas” (entre aspas mesmo) dessa que é uma das maiores conspirações da humanidade. Não vi o citado episódio dos Simpsons, vou procurá-lo.

  • Excelente episódio como sempre, amigos!

    Sobre o 11 de setembro, renderia um episódio só sobre o tema.

    Eu sinceramente não duvido que as ordens vieram do próprio governo. Existem indícios inclusive entre a família Bush e Bin Laden…

    Abraços!

    • Essa é uma longa história, Igor. Sem dúvida, dá pra gente fazer um episódio duplo só sobre o 11 de setembro. E a conspiração divide opiniões, viu…

  • Gilda

    Excelente podcast, E o nosso Brasil? Ai sim com certeza, um episodio só será pouco.
    Abraços e Parabéns

    • Tá aí um ótimo tema pra um episódio futuro, Gilda. “Teorias da Conspiração no Brasil”. Anotado.

  • Calista

    Excelente podcast, como todos os outros por sinal. Não sou muito de comentar, mas esse acabou me levando a fazer um malabarismo com meu tempo pra comentar. Como foi dito acima, pelo Lucas Conrado, os EUA sabiam dos atentados, mas não os arquitetaram. Já tem alguns anos que de tempos em tempos (principalmente quando o governo está em baixa) que o governo americano arranja uma guerra pra desviar as atenções. Bill Clinton fez isso no caso Monica Lewisky, só pra citar um exemplo. A contra inteligencia americana é muito boa pra se deixar enganar bem debaixo do seu nariz, desde os atentados de 1992 ao Word Trade Center já se sabia que o plano era muito maior. Porém (e isso já vimos até em filmes) os militares americanos acreditam que se vidas são perdidas por um “bem maior” elas não foram perdidas inutilmente, tanto que hoje sabemos que caso um avião seja sequestrado a ordem é abater, não importando quantos passageiros irão morrer.
    Agora o que eu duvido é que o paspalho do Bush Filho sabia de alguma coisa. Ele foi colocado no governo (e as eleições que o elegeram é outra “teoria” da conspiração, ou não) como um fantoche, pronto para ser manipulado por aqueles que o colocaram.
    Bom, acho que já me estendi demais, esses assuntos dão muito pano pra manga e pra muitos outros episódios!
    Vida longa e próspera ao Na Porteira!!

    • Pois não se acanhe em passar sempre por aqui e expandir o assunto. Pelo que estou vendo, teremos que fazer um programa só com o 11 de setembro.

  • Susana Goicochea

    Informativo e como sempre acrescentando conteúdo
    excelente podcast.
    A tragédia de 11 de setembro realmente rendeu muitas conspirações e como vocês comentaram será até que ponto valia a pena montar o circo????

    • Pois essa é a questão, Susana. Por esse motivo, essa teoria é tão contestada por alguns. Não sei exatamente o que aconteceu, mas que algo está errado, com certeza está.

  • Rubens

    Muito bom esse assunto, e reforço o conselho no final do nosso amigo para a al Qaeda sobre as duas torres em Brasília kkkk. O que fiquei impressionado com o poldcast de VCS é que sempre trazem convidados que entendem do assunto e sabem o que estão falando …. Parabéns

  • Fala pessoal, mais um ótimo programa. To quase chegando no episódio mais recente!

    Algumas das conspirações não conhecia, mas é fato que as vezes o pessoal tenta achar pelo em ovo. Qualquer coisa é conspiração heeheh Bom, to na correria aqui, passando mais pra deixar um “curti”.

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

  • Conheci o cast de vocês recentemente, mas deixa eu explicar uma coisa sobre o Homem ter ido a lua, o motivo de ser verdade é EXATAMENTE por causa dos Russos, os russos não chegaram primeiro pois o Korolev morreu e isto literalmente devastou o programa espacial da Russia. Porém vocês ACHAM MESMO que se os americanos tivessem mentido os Russos não teriam revelado a farsa para deixar os americanos em uma pior?

    Foi exatamente o contrário, os Russos aceitaram a derrota e ficaram até felizes pois os americanos descobriram que não existe absolutamente NADA na lua que compense a exploração, a Lua não tem metais pesados pelo que mostrou os experimentos feitos nas pedras lunares trazidas pelas mais de 5 missões americanas que pousaram lá (não foi só uma). Inclusive se você pegar um Telescópio simples hoje e souber as coordenadas, pode ver os pés e carros lunares que ficaram lá que estão até hoje lá.

    Hoje voltamos a ter interesse na lua, os Chineses e a ESA tem interesse em fixar bases na Lua, mas se não existe o metais, qual é o interesse? O interesse é usar a baixa gravidade da lua para lançar missões para asteroides para a futura mineração espacial que ai sim vai render muito.