NPC 31 – Gandhi

Randal Bergamasco 9 de setembro de 2013 32
NPC 31 – Gandhi

Reproduzir

Namastê! Começa agora o trigésimo primeiro episódio do Na Porteira Cast! E na mais completa paz e tranquilidade, Randal Bergamasco (@randalberga) e Alexandre Sacutti (@IzavanSacutti) recebem os historiadores Rafael Jacaúna (@rafaeljacauna) e Daniel Martins (@EuterpeDespedac), além do “filósofo podcastal” Marcio Etiane (@metiane) e falam sobre uma das principais figuras históricas do século XX. Viajaremos até a Índia, Inglaterra e África do Sul, pois nosso papo de hoje será sobre MAHATMA GANDHI. Você realmente sabe o que esse líder indiano fez de tão marcante para entrar pra história? Como foi sua infância, quando e onde ele formou sua personalidade? Nesse episódio pra lá de especial, descubra o que significa a palavra “Gandhi” na língua local; conheça melhor a história da Índia e aprenda como lutar contra o Império Britânico sem usar armas. E a pergunta está lançada: os ideais de não violência propagados por Gandhi realmente funcionam? Esse tipo de ação seria eficaz no Brasil? Acenda seu incenso, sente-se com as pernas cruzadas, ajeite confortavelmente seus fones de ouvido e saiba mais sobre este famoso e importante líder.

:-: NÃO QUER OUVIR A LEITURA DE E-MAILS? :-:
– Caso não queira ouvir o “Correio da Roça”, pule para 13 min. 48 sec.

:-: SITES DOS CONVIDADOS: :-:
– A via filosófica – Blog onde Marcio Etiane escreve e apresenta o “Papo Filosófico”
– Euterpe Despedaçada – Blog do Daniel Martins
– Mundo Freak – Site onde o Rafael Jacaúna escreve e participa do “Mundo Freak Podcast”
– Esfera do Fogo – Blog pessoal de Rafael Jacaúna

:-: COMENTADO NESTE EPISÓDIO: :-:
– Aerolitos Podcast #009 – Reboots Remakes Whatever
– NPC Extra 01 – Editorial sobre as manifestaçõess no Brasil

– Mapa do Império Britânico em 1921 (mapa em inglês)
– Índia Britânica em 1914 (mapa em inglês)
– 1930: Gandhi inicia a Marcha do Sal (Deutsche Welle)
– Os princípios básicos do Pacifísta (Diário do Nordeste)
– Gandhi: a morte do Mahatma (História por Voltaire Schilling)
– A Morte de Gandhi (Recanto das Letras)
– “Sobre Deus”, gravação com a voz de Gandhi em Londres, em 1931 (YouTube – legendado)
– Homem que planejou assassinato de Gandhi morre na Índia (BBC Brasil, notícia de 28 de novembro de 2005)
– Charge linkando Gandhi aos protestos no Brasil (chargista Edgar Vasques)

:-: PRÓXIMO NA PORTEIRA CAST: :-:
– Previsão da publicação do próximo episódio: 30 de setembro de 2013.

  • Cristiano

    Finalmente… ouvindo agora!!

  • Curiosidade:
    .
    Em um dado momento Gandhi chegou a ter contato com o Hitler através de uma carta.
    .
    “Em 1939 chegava com forte tensão entre os países europeus, eram os prenúncios do clima de guerra que assolaria o continente pelos próximos anos. Mahatma Gandhi, o líder pacifista que comandou o processo de independência da Índia, atento a este processo e com uma talvez ingenuidade, mas principalmente, capacidade de sonhar com um mundo melhor, envia uma carta ao líder alemão, Adolf Hitler.”
    .

      • E a tradução:
        “Querido amigo,
        Amigos têm insistido que eu lhe escreva para o bem da humanidade. Mas eu tenho resistido ao pedido deles, pois sinto que qualquer carta escrita por mim seria uma impertinência. Algo me diz que eu não devo hesitar e devo fazer meu apelo, pois talvez ele tenha alguma utilidade.

        Está claro que hoje você hoje é a única pessoa no mundo que pode evitar uma guerra capaz de reduzir a humanidade a seu estado mais selvagem.

        Devemos pagar esse preço por algo, por mais valioso que lhe pareça? Você vai ouvir o apelo de alguém que deliberadamente deixou de lado métodos de guerra e obteve considerável sucesso? De qualquer forma, peço desculpas antecipadamente, caso tenha errado em escrever para você.

        Permaneço seu amigo,
        M. K. Gandhi”

        • Não sabia desse fato. Valeu por ter compartilhado conosco e ampliado ainda mais o assunto.

  • Excelente programa! Taí uma figura histórica que muita gente (eu inclusive) pouco conhece. O NPC se mostrou mais uma vez como um dos melhores podcasts do país e, ao lado do Telhacast, o melhor podcast informativo!
    .
    Estou lendo aqui, a Indira Gandhi não tem nenhum parentesco com o Mahatma (isso eu já sabia. Aliás, parece que esse é um sobrenome comum na Índia, de acordo com um livro que li). Parece que ela assumiu esse sobrenome ao se casar com Feroze Gandhi, que adotou o nome por questão política. Aliás, aqui uma foto dela ao lado do Mahatma, durante o jejum dele em 1920: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Gandhi_and_Indira_1924.jpg
    .
    A discussão sobre a sexualidade dele é tão inútil quanto a questão da sexualidade do Santos Dumont. Na biografia Asas da Loucura, o jornalista Paul Hoffman sugere que o pai da aviação era gay. Na boa, que diferença faz? O que isso diminui em sua genialidade?
    .
    Bem, sabe qual é um cara que merece uma biografia no NPC? Nelson Mandela. Tenho uma amiga que é apaixonada por ele e, certa vez, me contou a história dele. Sério, pesquisem e façam um programa sobre ele… O programa vai ficar tão bom quanto esse.
    .
    Grande abraço a todos!
    .
    Lucas Conrado
    24 anos
    Jornalista e podcaster do Papo di Minero
    Rio de Janeiro

    • Uma ouvinte enviou um e-mail corrigindo a informação sobre a Indira, Lucas. Atualizaremos a informação no próximo “Correio da Roça”.
      Quanto ao Mandela, pode ter certeza, é uma de nossas pautas futuras.

  • Olá Randal e Sacutti, tudo bom?

    Excelente programa! Uma verdadeira aula de história, desmitificando uma figura histórica (que eu não conhecia a fundo, mas ficou claro depois deste episódio). Mais uma vez vocês estão de parabéns.

    Gostei também da participação dos convidados! Uma pena o Igor não poder ter participado, mas o episódio não deixou nada a dever! Gostei do paralelo no final do programa sobre a situação do Brasil. Não concordo com violência também não, sigo a mesma linha que vocês dois pensam. Acho que a nossa situação é muito mais de mudar o pensamento do povo, pra aí sim mudar a situação política. No começo dos protestos já desconfiei que não mudaria nada, e parece, que infelizmente eu acertei.

    É isso, obrigado pela aula de sempre!!!

    Abraços!

    • É impossível dizer que o Igor não faz falta – além de muito conteúdo, é uma excelente pessoa, sempre um prazer em tê-lo aqui – mas os convidados deram conta do recado. Obrigado, Gudima!

      • Este é outro detalhe que vocês sempre suprem muito bem, os convidados! Um show a parte! Rs…

  • Parabéns pessoal, excelente podcast muuuuuito bom!
    T+ & sucesso!

    • Obrigado, Leo. E se curtiu, espalhe para seus amigos e não deixe de ouvir nossos episódios anteriores.

  • Faaaaaaaaala seus bando di caipira!!!
    .
    Caras, outro programa que dá gosto de ouvir e de deixar um agradecimento — digo outro pq acabei de comentar no Mitografias. E, espero que em breve tenhamos o Visão História de volta também!
    .
    .
    .
    Enfim, programa muito bem feito. Conteúdo excelente e — como sempre — informação aliada a entretenimento.
    .
    Randal é formado e pós graduado nesta faculdade!
    .
    Sempre uma discussão leve, repleta de conteúdo e moderada. Nada de exageros, de desrespeito e outras coisas que não gostamos de ver por aí.
    .
    Parabéns novamente.
    .
    Ah, sim… Eu tenho um Bhagavad Gita que me acompanha há uns 10 anos! Comprei em Franca, onde morava e o trouxe comigo para São Paulo.
    .
    É um bom companheiro!
    .
    Abraços.
    .
    aLx

    • Obrigado pelas palavras de incentivo, aLx. Nossa intenção é exatamente essa, informar nossos ouvintes. Se conseguimos atingir esse objetivo, nos resta a sensação de “missão cumprida”.
      P.S. – Não conhecia esse seu lado “hindu”.

      • Minha esposa tem tendências budistas e eu gosto muito de ler o Bhagavad Gita, embora devo confessar que há muito tempo não o leio.
        .
        O mais legal é que ele tem as inscrições em hindi… é um livro muito legal!
        .
        E, fruto destes dois fatos, minha casa sempre está repleta de incenso!
        .
        =)

  • Olás!

    Este episódio veio pra suprir a falta que o Visão Histórica faz…
    Muito bom o episódio e gostei das questões levantadas.
    Eu já havia lido sobre o Gandhi ser acusado de racista pro não ter ajudado aos negros na África do Sul, mas concordo com o que foi dito: ele precisou focar sua luta contra a discriminação que o seu próprio povo sofria.
    Gandhi é um dos raros casos de político que veio de uma classe privilegiada e conseguiu voltar sua luta para o país todo e não apenas para sua classe.
    Luta pacífica, problemática, que não era unanimidade, e por isso mesmo emblemática.

    Vou ficando por aqui, avisando que este episódio vai ficar no meu celular um bom tempo para ser escutado e re-escutado sempre que possível.

    Abraços

    • Creio que Gandhi é um exemplo para toda a humanidade, Nilda. Realmente, ele é um dos poucos casos de indivíduos de classes sociais mais privilegiadas que ajudaram toda uma nação, tanto ricos quanto pobres.
      Teremos outros episódios históricos. Nossa intenção não é suprir a falta que o “Visão Histórica” faz, e sim debater fatos e pessoas do passado que cuja as ações refletem até hoje.

      • Pois é..
        Sei que intenção de vocês não é suprir a falta do Visão histórica, mas depois de ouvir este episódio bateu uma baita saudade do Perboni & Turma.
        Aquele podcast faz uma falta e tanto para quem, como eu, gosta muito de história.
        Por isso falei de suprir a falta no comentário.

        Continuem nessa linha, falando de vários assuntos de forma o mais completa possível.
        q

      • Pois é..
        Sei que intenção de vocês não é suprir a falta do Visão histórica, mas depois de ouvir este episódio bateu uma baita saudade do Perboni & Turma.
        Aquele podcast faz uma falta e tanto para quem, como eu, gosta muito de história.
        Por isso falei de suprir a falta no comentário.

        Continuem nessa linha, falando de vários assuntos de forma o mais completa possível.

        Se bem que que você caiu alguns pontos no meu conceito por não gostar de Senhor dos Anéis

        >P

        • Sinto muito, Nilda, mas não consigo gostar de fantasia. Esse negócio de duendes, ogros, magias e guerreiros não é pra mim. Não consigo deixar de achar tudo isso balela.

  • Paulo Eduardo (Padu)

    Mais um excelente podcast! Muito bem abordado o tema, vocês estão de parabéns! Vou aproveitar o comentário pra complementar algo que ouvi escutando o podcast ‘reflexões da podosfera’. Saiu recentemente na Super Interessante uma matéria chamada: Brasil, o país dos podcasts. Esse tipo de mídia está realmente ganhando bastante destaque.

    • Tive acesso a essa matéria e já a li, Padu. Achei bastante interessante, apesar de alguns dados bastante contestáveis. Mas a gente tem que louvar qualquer tipo de forma de divulgação dessa mídia no Brasil.

      • Paulo Eduardo (Padu)

        Eu estou com a revista aqui em casa, mas ainda não tive a oportunidade de ler..Mas achei interessante o destaque que a revista deu, bem na capa..

  • Ficou muito bom o episódio Randal e Sakuti. Mandaram muito bem no contexto histórico do Gandhi e explicaram como ele se tornou quem foi e que na verdade se tornou mais famoso após a sua morte (normalmente isso acontece nesses casos, é uma pena).
    Ótimo programa, estão de parabéns, Na Porteira mantendo a excelência como sempre.
    Grande abraço!

    • É verdade, Léo, muitos são reconhecidos apenas após sua morte. Muito bem lembrado.

  • Depois de ouvir o episódio editado devo pedir desculpas aos ouvintes. Acho que falei tudo muito corrido, mas eram tantas as informações interessantes que não queria deixar passar nada e mesmo assim alguns detalhes ficaram de fora…

    • Para com isso, Marcio! Você simplesmente detonou na sua participação! Os três convidados foram perfeitos, só ouço críticas positivas sobre.

  • Fala galera! Randal se você me permite um recado: infelizmente o Visão Histórica acabou, mas estaremos com novidades ai em breve, apadrinhada pelo proprio Gabriel Perboni com uma mega ajuda da Kell Bonassoli. Não vamos ressuscitar o Visão Histórica, mas fazer surgir um “filho” dessa ideia.
    abraços a todos e fico agradecido pelos comentários do programa.

    • Bem, como foi possível perceber nesse podcast, Daniel, o Visão Histórica faz uma tremenda falta. E as portas estão abertas.

  • Ronaldo (Flash-Ray)

    Ronaldo Santos Pereira (Flash-Ray), Parque das Gaivotas, Serra, ES, 45 anos.
    Olá Randal, Sacuti e toda a galera do NPC, gostei muito do podcast sobre o Japão, todos nós, ocidentais temos temos um sonho dourado com esse encantador e exótico país, permita-me acrescentar um podcast que poderá aumentar ainda mais os conhecimentos sobre os “Japas”, o podcast “Azilacast” do site http://www.azilator.com.br, pilotado por três nordestinos arretados, tratam com bom humor o assunto e de quebra, tem como convidado, um brasileiro que está morando há um bom tempo no Japão. para quem quiser conferir o link é este: http://azilator.com.br/azilacast/azilacast-121-azilados-no-japao/

  • Daniel Cristian

    Randal e Sacutti, depois de vários podcasts ouvidos e apreciados, entrei no site pra conferir o nome das músicas, e por acaso eu queria o nome da que rola antes do correio da roça nesse episódio… Mas “num tein”. 🙂

    Seria complicado adicionar essas informações aos podcasts? Tem muita música boa que rola nos episódios e facilitaria a busca por elas.

    Abraços e parabéns pelo ótimo trabalho.

    • O nome da música que toca no Correio da Roça é “I Feel so good”, do French Jr. Quanto a playlist do episódio, como não estamos com elas licenciadas, é completamente inviável indica-las. Mas sinta-se a vontade em perguntar através dos comentários, Twitter ou e-mail.