NPC 28 – A verdadeira Era do Gelo

Randal Bergamasco 5 de julho de 2013 31
NPC 28 – A verdadeira Era do Gelo

Reproduzir

Vista seu agasalho mais pesado, ponha suas meias e venha conosco! No episódio de hoje, Randal Bergamasco e Alexandre Sacutti recebem o paleontólogo Bruno Gonçalves Augusta e o geólogo e podcaster Juliano Yamada (@yamadactbageo) para falarmos sobre um dos famosos períodos da nossa história geológica: hoje falaremos sobre a VERDADEIRA Era do Gelo. Você sabia que nosso planeta já sofreu várias glaciações? Como era a fauna desse período? Você sabia que o Homem já existia nesses tempos gelados? No programa de hoje, sabia como era o Brasil na Era Glacial; descubra que é mais fácil criarmos um “Ice Age Park” do que um “Jurassic Park”; e conheça os “ciclos glaciais” da Terra. Isso e muito mais neste podcast repleto de informações descomplicadas. E deixe sua frieza de lado e participe através do Twitter, Facebook, via e-mail ou deixe seu comentário.

:-: NÃO QUER OUVIR A LEITURA DE E-MAILS? :-:
– Caso não queira ouvir o “Correio da Roça, pule para  14 min. 35 sec.

:-: NÓS EM OUTROS PODCASTS :-:
– Cha dos Cinco #09 – Encontro com Brunno Costa, Randal Bergamasco e Pedrinho

:-: SITES DOS CONVIDADOS: :-:
– Mitografias – Site do podcast “Papo Lendário” onde Juliano Yamada é participante fixo
– Quero ser Paleontólogo – Blog pessoal do Bruno

:-: COMENTADO NESTE EPISÓDIO: :-:
– NPC 21 : Caminhando com os Dinossauros”
– Telhacast #53: Vulcões
– Eras Glaciais e o aquecimento global (Site “Como as coisas funcionam”)
– Estromatólitos: conceito, importância e aplicação (Blog “Paleontologia 2010”)
– Mapinguari (Site “Só História)
– Fóssil do Mamute mais bem consevado do mundo (vídeo do YouTube)
– Fóssil do mamute mais bem conservado do mundo é exposto em Hong Kong (site da Revista Época)
– Mastodonte Brasileiro (Site da Faperj)
– A macrauquênia era um herbívoro diferente dos atuais (Site da Revista Recreio)
– Parque do Varvito (Site da Prefeitura de Itu)
– Ozzy Osbourne tem DNA de Neandertal (Site da Revista Info)
– Clone de mamute pode nascer em 5 anos (Site da Revista Galileu)
– Cientistas russos usam ideia de “Jurassic Park” para clonar mamute extinto há 4 mil anos (R7)

:-: PRÓXIMO NA PORTEIRA CAST: :-:
– Previsão da publicação do próximo episódio: 30 de julho de 2013.

  • Nathalia C. Peruzzo

    Olá pessoal, sou nova por aqui e gostaria de parabenizá-los e dizer que sou a mais nova fã de vocês.
    Adorei o episódio e confesso que me surpreendi com a maioria das coisas ditas pelos convidados e nunca poderia imaginar que uma baleia azul pudesse ser maior que um dinossauro, uau.
    Ah e ainda quero estar viva para ver o clone de um mamute, rs. Abraços!!!

  • Henrique Salem

    Olá Randall e Saccuti !

    Mais um episódio com um tema riquíssimo , ótimos convidados com Bruno Gonçalves e Juliano Yamada , uma dupla bem entrosada e mestres na didática do tema .

    Foi uma verdadeira aula sobre um período muito importante do nosso planeta , mas que é pouco divulgado nos meios de comunicação .

    O programa muito bem conduzido como sempre e dando mais ênfase na informação , com o toque de humor sem exagero , na medida certa , sem deixar as piadas atrapalharem o excelente conteúdo produzido .

    • Obrigado, Henrique! E vale lembrar que o Na Porteira Cast não é um podcast de humor, e sim de varidades. E realmente, gosto muito quando podemos contar com o Yamada e o Bruno por aqui.

      • Henrique Salem

        Eu sei Randal …..
        Mas é que tem outros podcasts como por exemplo um até bom que fala sobre profissões , que não é de humor , mas que o próprio apresentador consegue estragar o próprio programa .
        Interrompe o tempo todo as explicações dos entrevistados simplesmente para fazer piadas absolutamente sem graça . Muitas vezes justamente no momento em que era feito um relato interessantíssimo !
        Irritante .

        A idéia desse podcast sobre profissões foi brilhante , mas a insistência do apresentador em querer ser engraçado acaba por prejudicar um programa até interessante .

  • Olás meninos da porteira!

    O que dizer do episódio?
    Só que agora tenho que cuidar da saúde e juntar dinheiro para ir numa caçada de mamutes na Sibéria em pouco anos!
    😛

    E puxa, vocês me deixaram encabulada durante a leitura de comentários…
    Mas é que este podcast merece comentários mais elaborados, então quando consigo elaborar algo posto.

    abraços

    • Pois é, todo comentário é válido; mas enalteçamos os ouvintes que expandem o assunto no post do programa. E você é uma delas(es)!

  • Kleuber

    Moro em Londres e sempre procuro bons conteúdos do Brasil para me entreter e informar, posso dizer que o podcast de vcs estão na minha lista dos melhores pois o conteúdo abordado é de excelente escolha e sempre vcs trazem pessoas que tem embasamento para melhorar ainda mais o podcast. Confesso que quando comecei a escutar tive um pouco de preconceito por serem do interior e terem uma temática meio caipira, mais depois da minha maratona de escutar todos os episódios eu fiquei impressionado e admirado por esse podcast. Continuem assim LANCEM LOGO UM NOVO EPISÓDIO.

    • Você não é o primeiro que diz isso, Kleuber. Na verdade, o nome “Na Porteira Cast” remete à nossa origem, ou seja, tanto eu quanto o Sacutti somos do interior de São Paulo. Mas o conteúdo é variado. Ficamos felizes de ver mais e mais ouvintes no exterior, continue nos ouvindo.

  • Meus queridos Randovisk e Saccuti, só tenho a dizer que é sempre bom aprender um pouco mais a cada episódios do Naporteira. Até a próxima.
    .
    Quando é que vai virar quinzenal? 😉

    • Obrigado, Thiago!
      Fora de cogitação passá-lo para semanal ou quinzenal, pois a periodicidade atual está funcionando. Estamos há quase 2 anos no ar sem nenhum atraso sequer. Valeu!

  • Apesar de estar acompanhando o cast tem algum tempo, essa é a primeira vez que estou escrevendo. Fabuloso esse programa, um episódio muito informativo sem ser chato. Sei que não é um programa de humor, mas ser bem humorado é uma característica de vocês e isso faz com que o cast fique leve.
    Sei que vou ficar repetitiva mas foi bom demais! Ouvi duas vezes!

    • A gente fica muito feliz em você ter gostado do programa. Nossa intenção é exatamente essa, ou seja, procuramos ser informativos.

  • Mais um tema difícil, descomplicado por vocês. É impressionante como o Na Porteira deixa os assuntos palatáveis. Bergamasco, você definitivamente sabe conduzir os episódios. Nota 10.

  • Ronaldo Santos Pereira (Flash-Ray)

    Olá Randal, sou de Parque das Gaivotas, Serra, Espirito Santo, tenho 45 anos, gostei de seu podcast, ouvi quase todos e me impressionei com a qualidade em tão pouco tempo, seus temas são sérios e (ao contrário de um outro podcast que é de humor e quis fazer um tema sério e ficaram muito de rarara, acabaram rindo mais do que informaram) vocês informam bem, a propósito, gostaria de assistir a uma gravação, se possível, via skype, gosto muito de ficção cientifica, não estou visível na internet, mas gostaria de começar. Grande abraço a todos e gostaria de chamá-los de amigos, você e o Sacuti e quaisquer outros de sua equipe. Se precisar de mim, contate. Abraços!

    • Como a gente já disse aqui, Ronaldo, o Na Porteira Cast é um podcast sério e a gente não tem a mínima intenção de ser engraçado. Nossa missão, digamos assim, é levar o máximo de informação pra quem nos ouve de muito sua audiência!
      Quanto a assistir uma gravação, provavelmente faremos uma gravação futura via Hangout. É só esperar.

  • Da próxima vez que forem falar de coisas da minha época de infância, podem me chamar. Ahahahaha…

    Parabéns, mais uma vez, pelo excelente episódio. Cada vez que ouço o NaPorteira, agradeço muito em pensamento ao querido eterno amigo Lucas Amura que me indicou vocês.

    Sou deveras bem-humorado e por isso ouço muuuuitos podcast engraçados, mas o NaPorteiraCast, Mitografias, o Histórica e aquele “outrozinho” do Thiago Miro, o tal de TelhaCast (trolagem) fazem a diferença pelo ótimo conteúdo, preenchendo perfeitamente e meu lazer com bastante conhecimento e diversão.

    Bem, quanto a um dos assuntos abordados nesse cast, gostaria de deixar o seguinte comentário: não sou contra a ciência desenvolver métodos para clonagem de mamutes e outros animais extintos. Se isso servirá, de alguma forma, para descobertas que tragam algo de benéfico para nós e para o planeta como um todo, sou plenamente a favor, no entanto acredito que o custo para essa pesquisa deva ser astronômico. Dessa forma, acho que seria muito mais objetivo e saudável que essa verba fosse usada em favor daqueles animais que estão à beira da extinção, nossos contemporâneos, já adaptados ao ecossistema atual e de que tanto precisamos, como bem foi dito sobre “sapos que se alimentam de insetos”.

    Mais uma vez, parabéns e um grande abraço para todos.

  • Rafael H. Taira

    A muito legal. Já visitei esse parque do varvito umas 3 vezes durante a minha faculdade de Geografia.

    E também já visitei o parque do moutonée que também tem a ver com era do gelo.

    • Eu nunca havia ouvido falar sobre o parque, Rafael. Mas pelo o que o Yamada disse, parece ser um lugar bem legal. Vou dar uma esticada até lá pra conhecer esse local. Não é tão longe da nossa cidade.

  • Rafael H. Taira

    Olha achei um ancestral do tatu bola na era do gelo.
    Segue o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gliptodonte

  • Rafael H. Taira

    Só um aviso.A esse parque da rocha moutonée ele fica em Salto.

    • E Salto e Itu ficam bem próximos, hein. Aproximadamente 10km de distância entre as duas cidades.

  • Rafael H. Taira

    Descobri outra mini era do gelo.
    Que ocorreu porque a radiação solar nessa epoca foi muito menor que a temos hoje em dia.

    segue o link para essa mini era do gelo: http://en.wikipedia.org/wiki/Little_Ice_Age

    Essa coisa ressucitar animais antigos. Eu sou contra já que isso causaria mais gastos para uma coisa que não vejo ser tão importante para continuar a existência da humanidade.

  • Olha só! Achei que já tinha comentado e não tinha comentado ainda! Deve ser o frio! Rs…

    Excelente episódio como sempre, pessoal. Incrível como o Na Porteira sempre traz temas interessantes com convidados incríveis. Parabéns pelo episódio e por toda a informação!

    Abraços!

  • Olás!

    Só para não deixar passar em branco:
    Você combinaram com o povo da meteorologia a data de postagem deste episodio com a vinda do frio intenso da última semana, né?

    abraços

    • Digamos que os Deuses conspiraram a favor do episódio! E reconheço que ajudou na audiência, acredita?

  • Fred

    amo a historia, gostei deste podcast