NPC 27 – Brasil Esporte Clube

Randal Bergamasco 19 de junho de 2013 12
NPC 27 – Brasil Esporte Clube
Reproduzir

E rola a bola, começa o jogo! O Na Porteira Cast entra no clima dos esportes! Em nosso vigésimo sétimo episódio, Randal Bergamasco (@randalberga) e Alexandre Sacutti (@IzavanSacutti) entram em campo reforçados com a presença de Edu Zanardi (@eduzanardi_fdb) e Anderson Nogueira (@nogueirafdb), ambos do Papo do Fino, podcast do blog O Fino da Bola, para baterem uma bolinha sobre o atual cenário esportivo brasileiro. Você sabe qual foi o primeiro esporte popular em nosso país? Que importância os brasileiros dão a outras competições com exceção ao futebol? O esportista brasileiro é “amerelão”? Compare o desempenho da delegação brasileira ante potências olímpicas como os Estados Unidos e China; conheça outros esportistas brasileiros além de Pelé ou Senna; e opine se esportes como o Futebol Americano e o Rugby podem se tornar populares no Brasil. Ouça esse episódio com peso de clássico e deixe seus palpites sobre a participação dos nossos atletas na Copa de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016.

:-: NÃO QUER OUVIR A LEITURA DE E-MAILS? :-:
– Caso não queira ouvir a seção de e-mails (Correio da Roça), pule para 12 min. 56 seg.

:-: SITE DOS CONVIDADOS: :-:
– O Fino da Bola – Blog do Edu e do Nogueira, onde você encontra o “Papo do Fino”

:-: COMENTADO NESTE EPISÓDIO: :-:
– Série “O Fino das Copas”
– Papo do Fino 113 – A relação dos brasileiros com atletas olímpicos
– Papo do Fino 77 – Os fracassados do Esporte
– Papo do Fino 70 – A relação entre a torcida e a Seleção
– Papo do Fino 66 – Rugby

:-: PRÓXIMO NA PORTEIRA CAST: :-:
– Previsão da publicação do próximo episódio: 10 de julho de 2013

  • Caco de Paula

    Baixando! Embora eu não curta futebol, to viciado nesse programa…

    • Esse programa é bem abrangente, não fala apenas sobre futebol, Caco. Falamos sobre esportes olímpicos, Formula 1, basquete, volei e até futebol americano e rugby. É um verdadeiro raio-x do esporte brasileiro.

  • Papo do Fino é o Meu TOP3 numa Lista de mais de100 podcasts. Mesmo sem tempo pra ouvir eu du meu jeito. Juntar dois podcasts que estão no meu TOP3 é épico, NPC e Fino da Bola… Ouvirei e retornarei.

    • …no meu caso, como “fanboy” do Papo do Fino, que também está no meu TOP 3 geral de podcasts que ouço, foi épico.

  • Comeeeeeeeeeça o papo do Fino, ouuuuuuuuuul podcast do blog o Fino da Bola.net…..

    Oh Wait!!

    Que maravilha poder ouvir tanta qualidade junta. O Fino da Bola é com certeza um dos melhores podcasts do Brasil, não só de esporte, mas de qualquer tema. A Interação dos participantes, o conhecimento deles com o ue estão tratando e, principalmente, a grande qualidade de informação.

    O Fino da Bola é indicado para todos os públicos, pois mesmo quem não gosta de futebol vai se amarrar nos contextos históricos da sério “O fino das Copas”.

    Bem, eu acho que o brasileiro tem o defeito de ser muito imediatista e pressionar demais seus atletas, vejo atletas falando que a supervalorização do futebol acaba atrapalhando os investimentos nos esportes especializados, com os atletas chegando a torcer contra o futebol olímpico brasileiro.
    Parabéns ao Papo do Fino e ao NPC, a união de dois dos 3 melhores podcasts do Brasil.

    • Realmente, há muito que ser revisto no esporte nacional, Daniel. Acho que deu pra ter uma ideia geral do nosso “status” esportivo.
      E sou fã do Papo do Fino, foi um prazer tremendo tê-los aqui. Também estão no meu Top 3 geral de podcasts que ouço.

  • Olás!

    Gostei muito deste episódio.

    Realmente outros esportes são totalmente jogados para segundo plano no Brasil, o que é muito ruim, pois não dá oportunidade às pessoas que poderiam praticá-los e viver, pelo menos por um tempo, com o salário de esportistas profissionais.

    Esportes são uma boa maneira de criar uma identidade nacional ou regional, pode ajudar a aproximar as pessoas, difundir culturas diferentes ou apenas ser uma fonte de alegria momentânea.

    Infelizmente nossas escolas não tem tradição de incentivar os esportes, o que é ruim não apenas para a variedade esportiva, mas também porque isso dificulta a criação de uma cultura de práticas esportistas saudáveis. E num momento em que cada vez temos mais pessoas obesas e que não gostam de exercícios, a prática esportiva poderia ajudar muito a mudar esta realidade.

    Abraços e fico na espera dos próximos episódios

  • Pois é, Nilda. Tudo isso apontado por você são alguns dos vários problemas no campo do esporte que nós brasileiros vivemos. Realmente, há muito o que consertar.

  • aLx

    Grande programa!
    .
    Eu sou um dos que não troca F-Indy e Nascar por F-1 nem a pau!
    .
    Como diria meu pai, fórmula um agora é CARRO, não é piloto mais!
    .
    Também curto Futebol Americano, Hockey e até CURLING!
    .
    É muito zeemmm aquele troço!
    .
    .
    .
    Mas, mesmo gostando destes esportes gringos, não deixo de curtir nosso(?) bom futebol, nosso bola e bete (bets, taco, etc)!
    .
    Aliás, acho que TACO deveria ser esporte olímplico!!!
    .
    Grande programa, mais uma vez.
    .
    Parabéns.
    .
    aLx

    • Quanto a curtir esses esportes americanos, é o que eu disse no programa, cada um tem seu gosto. Só me irrita muito gente metida a estadunidense, que se declara apaixonado só por esportes americanos. Coisa de poser…
      Eu acho que o Truco também deveria ser um esporte olímpico!

      • aLx

        Olha aí… truco seria legal nas olimpíadas, hein?
        .
        Eu curto F-One tb, mas é broxante ver que o primeiro colocado está 17 segundos à frente do segundo colocado, que vai 14 segundos à frente do terceiro…
        .
        Cadê a corrida?
        .
        Uma vez um professor explicou o lance destes esportes americanos. Segundo ele, americano gosta de coisa movimentada, agitada.
        .
        O “soccer” não tinha virado febre por lá (naquela época) pq eles não conseguiam lidar com um esporte que podia ficar 90minutos no Zero à Zero.
        .
        Embora o mesmo possa acontecer com o Futebol Americano, vc vê o exemplo do Basket, onde as cestas acontecem muito rapidamente.
        .
        .
        .
        Pra mim fez um certo sentido. Esse povo é todo agitado mesmo!
        .
        Abraço.
        .
        aLx

    • Sua cara curtir curling! Rs…

      Mas cara, pensa assim, taco é um beisebol primitivo. Rs… E o beisebol já fez parte das olimpíadas, então está quase lá. 🙂