NPC 18 – O próximo fim do mundo

Randal Bergamasco 21 de dezembro de 2012 16
NPC 18 – O próximo fim do mundo

Reproduzir

Saia do seu bunker, desça já dessa montanha, cai fora do seu porão, pois o mundo não acabou de novo! E no último episódio de 2012, Randal Bergamasco e Alexandre Sacutti recebem Leonardo Mitocôndria (@leonardo2099) e Juliano Yamada (@yamadactbageo), ambos do podcast Papo Lendário, para tentarem responder a seguinte pergunta: qual será o próximo fim do mundo? Nessa edição, descubra que a ideia de final dos tempos existe em diversas religiões. Conheça aqui algumas teorias totalmente malucas e outras mais prováveis sobre a total destruição da Terra. Você sabe o que é apocalipse? E o que a ciência realmente reconhece como risco de extinção da vida na Terra? Quer saber isso e mais ou pouco? Ouça esse imperdível podcast. Só não se esqueça de fazer o seu comentário ou de nos enviar o seu e-mail sobre o assunto, sim?

:-: NÃO QUER OUVIR A LEITURA DE E-MAILS? :-:
– Caso não queira ouvir o “Correio da Roça”, pule para 13 min. 59 seg.

:-: SITE DOS CONVIDADOS: :-:
– Mitografias – Blog onde Leonardo e Yamada mantém o podcast “Papo Lendário”

:-: COMENTADO NESTE EPISÓDIO: :-:
– Papo Lendário #72 – Revelações –  Podcast sobre o Apocalipse Bíblico
– Profecias (de Nostradamus) sobre a Copa do Mundo – Site Apocalipse 2000
– As religiões e o Fim do Mundo – Blog Mito ou Verdade
– Terra para em 2013! – Prova Final Blog
– Tempestade solar pode afetar a Terra, diz NASA – Portal “A Tarde”
– Nuvem do Caos irá dissolver a Terra em 2014!!! – Blog Astropt
– Novo Meteoro se aproxima e realmente pode acabar com a Terra – Blog Analise Astronômica
– NASA encontra asteroide com 140 metros que ameaça atingir a Terra em 2040 – Jornal Ciência
– Cinco teorias para o Fim do Mundo – Site da Revista Info
– O que uma Bomba Nuclear faria em sua cidade?– Site Carloslabs (em inglês)
– As cinco bombas mais poderosas já criadas – Blog Sharisflips

:-: PRÓXIMO NA PORTEIRA CAST: :-:
– Previsão da publicação do próximo episódio: 10 de Janeiro de 2013.

  • Esse é o Randal elevando o nível de um tema batido. Sempre me surpreendendo.

    • Valeu pelo elogio, Thiago. A intenção era exatamente essa: fazer um cast “antenado” com o clima de “fim do mundo” do final de 2012, mas que fique o menos datado possível.

  • Olá pessoal, tudo bom?

    Nem tenho como elogiar tal episódio. Ficou muito bom mesmo, como o Thiago disse acima, vocês sempre surpreendendo. Gostei tanto do episódio que até fiz um post lá na coluna do Recomendo: http://telhacast.com/2012/12/21/naporteiracast-18-o-proximo-fim-do-mundo/

    Quanto a minha visão de fim de mundo, concordo com o Yamada em partes. Não sei se chegaremos a ter guerra por questão de comida, mas a superpopulação do mundo vai ser nossa ruína, eu acho. Os recursos estão acabando e a população está aumentando. Por mais que sejamos uma espécie que se adapta, não acho que vamos conseguir viver se não tivermos recursos. E não, não somos somente um parasita. A definição que o Agente Smith dá em Matrix faz mais sentido ao meu ver. Somos um vírus, isso sim. (infelizmente!).

    Abraços!!

    • Obrigado pela recomendação lá no “Recomendo”, viu, Igor! A gente se sente honrado!

    • Tá virando Figurinha repetida de tão bom

  • Fala Amigos da Roça (sem cedilha)

    Surpreendendo sempre. Eu Fui fascinado pela matéria do escatologismo. Mas fica aqui umas curiosidades.
    Nostradamus nunca havia previsto o fim do mundo por agora. Nas Suas Centúrias, ele descreve que em 11 de agosto seria um indicativo, com o eclipse que ocorreu de verdade assim como ele descreveu, seria o sinal que um grande terror nascia no horizonte. Ele disse que próximo a esta data o paralelo 45 sofreria um ataque de fogo. Muitos estudiosos acreditavam que Nova York ou Roma seria atacada por mísseis nucleares. Mas sabemos o que ocorreu em 11 de setembro de uma data próxima.

    Nostradamus preveu que haveriam Quatro Grandes Guerras, mas o mundo continuaria até o Ano de 3797, que seria o ano em que a humanidade se tornaria imortal, com sabedoria emocional e racional e a própria morte morrerá.

    São Malaquias foi outro. Ele preveu que haveriam apenas 112 Papas sentados em Roma. O Ultimo Papa seria o Petrus II, Antes dele haveria o De Gloriae Olivae (O Papa Palpatine) e De Laboris Solis ( João Paulo Segundo). O Petrus II seria o papa que acompanharia a grande derrocada do mundo, começando pela Cidade das 7 colinas (ROMA?).

    Quanto ao Lado científico, eu acho que um ataque de chamas solares é muito mais provável que meteoros.

    Que fique claro que eu não acredito nestas baboseiras, mas acho um tema muito interessante.

    Estas surpresas da equipe tem sido muito boas. A gente fica esperando um tipo de Episódio, mas vcs, vem com algo completamente diferente.

    Ótimo cast!!

    • Valeu, Daniel. E eu não sabia dessas curiosidades apontadas por você. É Correio da Roça na cabeça.

  • Olá amigos, tudo bem?

    Meu nome é Roberto Hideo Toma,tenho 46 anos, estou em São Paulo – SP e sou professor e consultor de informática.
    Como sempre, o NPC me surpreendeu com mais um tema muito interessante. Sou ouvinte do NPC há pouco tempo, mas já ouvi todos os cast, e posso dizer que cada assunto só tem acrescentado tanto nas conversas do dia-a-dia como também utilizo em minhas aulas como exemplos. Agradeço muito ao empenho de vocês, Randal e Sacutti, trazendo sempre uma abordagem descomplicada e “simpática” dos temas de cada cast. Chamo-os de amigos, pois a espera de cada cast é aguardada com uma certa ansiedade, como a visita ou notícias de amigos queridos.
    Há um bom tempo deixei a televisão de lado, com exceção de um ou outro noticiário. Ouço diversos podcasts que sempre me acompanham, seja qdo estou trabalhando no computador, no player do carro ou mesmo no meu celular, e o NPC está entre os meus preferidos.
    Acho que ficou meio longo este meu comentário, mas é apenas um grão de areia perto da admiração que tenho por vocês por trabalharem em um conteúdo de grande qualidade e disponibilizarem de forma gratuita em uma internet tão cheia de memes e conteúdos irrelevantes.
    Desejo a vocês, meus amigos, vida longa e próspera e feliz 2013.

  • A gente fica muito feliz, nem temos comentário para expressar nossa satisfação em ler suas palavras! Feliz 2013 e continue conosco aqui no Na Porteira Cast.

  • Poxa, ficou muito bom o episodio! E que bom que o mundo não acabou hein, isso quer dizer novos episodios do Na Porteira no futuro!

    Gostaria de dizer que agora me tornei ouvinte oficial de voces! Ja conhecia por nome atravez do Telhacast e agora que me convidaram a participar virei ouvinte e ja estou escutando os episodio anteriores, tanto que o de poliglota ficou sensacional com a participaçao do Lucas e do Rodrigo, e o de Tattoo tambem foi muito bom, me identifiquei bastante pois tenho algumas tatuagens, uma inclusive de mitologia nórdica!

    Abraços e vamos torcer para vencer os proximos fins de mundo tambem! rs

    • Foi um prazer tê-lo aqui conosco, Leonardo. E a gente deseja que surja outra pauta compatível pra que você possa participar aqui conosco novamente.

    • aLx

      Excelente participação da galera do Mitografias! Parabéns!
      .
      aLx

  • aLx

    Galera, até onde sei Escatologia é uma palavra que atende aos dois sentidos. Tanto ao estudo do fim do mundo quanto ao assunto sobre COCOZES!!!
    .
    Nojo!
    .

    Aliás, uma coisa que percebi em vário podcasts foi esta associação de Fim de Mundo X Fim da Vida. São duas coisas distintas e isso QUASE apareceu no programa, quando falaram das extinções em massa.
    .
    Que já foram várias, com taxa de mortalidade da ordem de 97% de todoso os seres viventes.
    .
    .
    .
    Final do MUNDO (acabar o planeta) é algo extremamente improvável mesmo. Falaram sobre a trombada cósmica que deu origem à Lua. Se não me engano o outro corpo — que era de mais o menos o tamanho de Marte — se chamava TÉIA.
    .
    Essa batida, aliás, foi a suposta causadora do início de movimento de rotação da Terra. A Lua, aliás, ficava mil vezes mais próxima da Terra no momento de sua criação, uns 4B de anos atrás.
    .
    As marés, portanto, eram MIL VEZES mais altas e isso que propiciou que várias áreas alagadas acabassem tendo possibilidade de sustentar a vida.
    .
    Gosto muito deste assunto!!!
    .
    =D
    .
    .
    .
    O pessoal do Mitografias se saiu muito bem. É um dos meus podcasts preferidos, embora esteja em atraso com eles. Até pq curto ouvir o programa deles em paz, sossego total para prestar máxima atenção ao conteúdo.
    .
    Se bem que devo fazer alguma correção.
    .
    Ao contrário do que foi dito, a maioria dos cientistas não acreditam que nosso SOL entrará em NOVA. Ele não tem MASSA para tanto.
    .
    O Sol vai — sim — entrar em um período de inflação, quando o Hidrogênio acabar e a fusão passar a ser de Hélio para Ferro e outros elementos.
    .
    Acredita-se que nesta época o Sol poderá englobar a Terra. Mas mesmo isso não significa a destruição do planeta. Quando — depois de mais alguns bilhões de anos — o Sol passar por uma nova mudança e deixar de ser uma SuperGigante Vermelha e passar a ser uma anã branca, a terra vai continuar existindo, toda chamuscada, mas existindo.
    .
    E provavelmente a Terra vai continuar companheira do Sol até ele se apagar. A última fase da estrela. Quando ele deixa de ser uma anã branca.
    .
    Aliás, quando todas as estrelas chegarem a este ponto (de se apagarem) então estaremos na ERA DAS TREVAS.
    .
    É muito doido isso!!!
    .
    .
    .
    Dos próximos fins de mundo vindouros, eu gostei da NUVEM DO CAOS, embora não acredite muito nela. E os que me causam (alguma) preocupação, são as passagens do asteroide Apophis.
    .
    Aliás, coloquei um vídeo no PirataCast 44 que falou sobre este tema também. Fica como dica!
    .
    Abraços.
    .
    aLx

  • Obrigado pelas informações complementares, aLx. E, realmente, o Leonardo e o Yamada detonaram! Certamente o convidaremos para outros temas oportunos.

  • Rafael taira

    olha em 2013 caiu um meteoro na terra. Então vocês preveram o futuro com esse cast? O bom que esse meteoro não matou ninguém.

    acho que o próximo fim do mundo vai ser em 2042 para combinar com o Guia do mochileiro das galáxias.