NPC 15 – O mundo pós-internet

Randal Bergamasco 29 de outubro de 2012 14
NPC 15 – O mundo pós-internet

Reproduzir

Parabéns para nós! Siiiiiiiim, ô, trem que pula! Faaaaaala, galera, e aíííííííí, estamos começando mais um Na Porteira Cast! É pique, é pique, pois o podcast completa seu primeiro ano no ar! E para derrubar a casa nessa verdadeira festa, Randal Bergamasco e Alexandre Sacutti recebem os podcasters Pedrinho (@Pedrinho_), Jadson Moura (@jadsonmoura), Juliano Lopes (@ovoszumbis), Armando Augusto (@ArmandoGalleni) e Thiago Miro (@ThiagoMiro) para falar sobre o MUNDO PÓS-INTERNET. Num descontraído bate-papo, conheça algumas ferramentas que facilitaram nossa vida. Ou não. Entenda como funcionava a ARPANET, conheça os primeiros sistemas de E-mail’s e como eram as enciclopédias tradicionais antes da Wikipédia. Afinal de contas, a tecnologia pode criar uma geração antissocial? Saiba também o que sete podcasters pensam sobre a podosfera e seu futuro. Isso e muito mais nesse informativo e divertidíssimo programa. E não deixe de participar através de nossos canais de comunicação, hein?

:-: NÃO QUER OUVIR A LEITURA DE E-MAILS? :-:
– Caso não queira ouvir a seção de e-mails (Correio da Roça), pule para 17 min. 13 seg.

:-: SITES DOS CONVIDADOS: :-:
– NossoCast – Podcast do Armando Augusto
– Matutocast – Podcast do Jadson Moura 
– Telhacast – Podcast do Thiago Miro
– Ovos Zumbis – Podcast do Juliano Lopes
– Geek Talk – Podcast do Pedrinho

:-: COMENTADO NESTE EPISÓDIO: :-:
– Como funciona a ARPANET – (Site HowStuffWorks)
– Primeiro layout do Google – (Blog Informática Inteligente)
– Veja a evolução da internet brasileira nos últimos 10 anos (infográfico do IG)
– Comunicadores Instantâneos: Do início aos tempos atuais (Site Techtudo)
– A Enciclopédia Barsa vai muito bem, obrigado! (Artigo do Blog do Estadão)
– Site atual do Altavista Brasil
– Site atual do Cadê?
– Pesquisa com a palavra “sex” no Google
– Versão do Google em Klingon 
– The Klingon Language Institute (Página Oficial)
– Domínio “sex.com” é vendido por US$ 13 milhões em leilão (Portal G1)
– Venda do Jato da Mulher Maravilha no Mercado Livre (imagem) 
– Mulher vende “alma” no eBay (Techtudo) 
– Tudo sobre podcast (pequeno tutorial no site Escriba Café)

:-: PRÓXIMO NA PORTEIRA CAST: :-:
– Previsão da publicação do próximo episódio: 20 de novembro de 2012

  • Tenho que Ser o First Aqui!

  • Faaaaaaaaala galera!!

    Arrumando algumas “caneladas” minhas (é o que dá ir puxando da cabeça as coisas), sobre a quantidade dos servidores do Google: http://www.datacenterknowledge.com/archives/2011/08/01/report-google-uses-about-900000-servers/

    E adicionando links, temos o principio da lei de Moore que eu citei: http://eletronicos.hsw.uol.com.br/lei-de-moore.htm

    De resto, ótimo cast, parabéns Randal, parabéns Sacutti (o Azaghal interiorano), parabéns NaPorteiraCast, e a todos os participantes (incluindo eu, claro, hahaha), vocês merecem este ano de vida, e muitos mais. Foi divertido demais gravar com essa galera da podosfera, que tão bem acolheu e ajudou (e ajuda) os Ovos Zumbis, e que venham cada vez mais episódios seus, e estes especiais que nos divertem, tanto em fazer como em escutar!!

    Na PorteiraCast, long live and prosper!! (Ou seria o Matuto Geek com os Ovos na Telha da Nossa Porteira Cast?)

  • Muito Bom o Naporteira! Com os Convidados que vocês chamaram não tinha como dar errado! Parabéns Na PorteiraCast

  • Faaaaaala Randal, Sacuti e DJ Paraguaio….rs

    Bom parabéns pelo aniversário de 1 ano do Na Porteira e desejo que perdure por muitos anos….

    E parabéns também pelo tema escolhido, e o resultado realmente ficou muito bom, com muita informação e diversão… Fora a qualidade de edição que esta ótima…

    Um grande abraço a todos e precisamos marcar pra tomar umas brejas…

  • Olá pessoal, tudo bom?

    Em primeiro lugar, parabéns pelo 1 ano de Cast! Incrível como a qualidade do programa vem melhorando cada vez mais, muito bom! E este episódio foi ótimo! (sou suspeito pra falar, afinal, escuto todos estes casts e adoro esta galera. Hahahaha!).

    Bom, fiquem sabendo que onde eu trabalho também preciso fazer a carta pro sindicato na mão mesmo. Por mais que o Armando seja de SP, isso varia de sindicato para sindicato. E quanto a impostos de importação, depende da modalidade de transporte que você pedir. Trabalho em uma empresa de transporte internacional, ou seja, é sempre taxado. Pelos correios nem sempre vem taxado e os que são, são por amostragem. (até onde eu sei, faz um tempo que não trabalho com atendimento a cliente).

    Nossa, nem vou comentar sobre as histórias de internet. Adorava o Altavista, por exemplo! E as épocas de bate-papo no Uol. Brigava com o meu irmão pra ver quem ficava no computador. Hahahaha!

    É isso! Que este seja o primeiro de muitos anos!

    Abraços!

  • Fala galera.
    Parabens pelo aniversário mas não posso falar muito sobre isso pq sou ouvinte novo então não acompanhei esse processo todo.
    Cheguei até aqui pq o Randal sempre tem comentários tão grandes quanto os meus no Ovos Zumbis.

    Sobre o que foi discutido.
    Os correios só existe hoje em dia por causa de leis, normas e regras que o favorecem por que o serviço é ruim para carambra e que poderia ser facilmente ser substituido por várias empresas melhores.

    O Wikipedia é uma fonte legal de curiosidades mas não pode ser considerada uma boa fonte confiável de pesquisa.
    Sempre que eu quero saber superficialmente sobre algo dou uma olhada lá, se me interesso pelo assunto eu busco uma fonte mais confiável.

  • Cara, minha piadinha sobre a universidade de Klingon foi incrível. Ri demais novamente.
    .
    Parabéns pro Naporteira, que logo logo será um cast quinzenal, assim esperamos.

  • ÓOOOOOTIMO programa!!
    Está difícil não elogiar cada episódio do NPC.
    Lembro me de quando pessoas trocavam motos em enciclopédias Barsa. A Primeira coisa que vi na internet foi a página do Barão vermelho. Lembro me de fazer buscas no CADÊ, no ALTAVISTA, Lembro me de ir comprar pão e leite na padaria e voltar com um CD do AOL. Lembro me da BARATINHA BOCA SUJA que xingava o seu assassino… lembro me até da novela do Cigano Igor, onde no princípio da internet, apresentou uma conexão foda, sem engasgo e sem lags. Hoje confio muito no serviço do google e de como ele deixa nosso dia a dia muito mais dinâmico. A Wikipédia tem se tornado referência pois cada vez está mais difícil fazer revisões, (digo isto pois já ajudei em artigos)fazendo este valer o princípio da Enciclopédia que é reunir todo o conhecimento humano.
    Mas nada disto tem valor, pois com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, com o espaldar dos dias e com o sorriso do futuro… sempre haverá a razão da internet existir “O GIF animado”.

  • Gostaria de deixar a minha dica: quer ver um site numa linha de tempo?! Quer ver o primeiro Layout do cadê e outros Sites?! Indico o http://archive.org/web/web.php . Este site é uma máquina do tempo virtual. APROVEITEM

  • aLx

    Posso estar enganado, mas o título do cast não deveria ser O MUNDO NOS PRIMÓRDIOS DA INTERNET??? Pq o pós internet seria depois da rede, algo como … E SE A INTERNET FECHASSE?, que também seria um episódio muito bom!
    .
    Do que foi falado, acho que vi quase tudo! Comecei a usar internet na época que os Chats de Bate Papo da UOL eram o que havia de mais moderno para conversar com pessoas distantes.
    .
    Tive ICQ, MSN, Odigo, tive e-mail da Starmedia. Tive página no HPG.
    .
    Recebi um WORD que tinha como título VACA LOUCA e era a risada da vaca louca e demos muitas risadas com isso!
    .
    Passei mal de rir a primeira vez que assisti ao Bateman – Feira da Fruta!
    .
    Ou seja, já me diverti muito com isso tudo!
    .
    Mas, e se acabasse?
    .
    Como seria?
    .
    Caso isso aconteça, deixo aqui os meus abraços!
    .
    aLx

  • Paulo Eduardo (Padu)

    Olha eu aqui de novo perguntando nome de música haha é que eu uso um app (Shazam) pra descobrir o nome de músicas que gosto quando vocês colocam de fundo, mas nem sempre ele funciona.. Vocês sabem o nome da música que começa a tocar no minuto 17’15?

    • Essa música é do tecladista francês Jean Michel Jarre, e o nome é “Equinoxe”, parte 4. Fique a vontade quanto a perguntar o nome das faixas, seja por aqui, por e-mail ou pelo twitter.

  • Será, em 1:15:53 um peido que escapou da edição???