NPC 13 – As faces de Che

Randal Bergamasco 19 de setembro de 2012 26
NPC 13 – As faces de Che

Reproduzir


“Hay que endurecerse pero sin perder la ternura jamás!” E nem perder o nosso décimo terceiro programa! E nessa edição, vamos falar sobre uma das principais personalidade do século XX: nosso tema será Ernesto Che Guevara. E para apresentar esta saga, Randal Bergamasco e Alexandre Sacutti recebem os convidados Ivan Motosserra (@ivanmotosserra) e Aurélio Rúbio Neto (@matutocast), que viajarão por toda a América Latina, desde a Argentina, passando pelos países andinos, pela América Central, desembarcam no México, na América do Norte e, finalmente, chegam em Cuba. Entenda como um jovem argentino de classe média alta pode se tornar um dos mais temidos guerrilheiros da história. E afinal de contas, Che foi mocinho ou vilão? Ouça, participe, dê-nos sua opinião!

* Agradecimentos a Daiane Castelhano pela participação na leitura dos textos de Che.

:-: SITES DOS CONVIDADOS: :-:
– Caso não queira ouvir o “Correio da Roça”, pule para 16min. 04sec.

:-: NÓS EM OUTROS PODCASTS: :-:
– Especial Ovos Zumbis 018: Lendas Urbanas e Assombrações (com Randal e Sacutti)
– Telhacast #49 – Falling Skies (com Randal e Sacutti)

:-: SITES DOS CONVIDADOS: :-:
– Matutocast – Podcast que o Aurélio participa
– Rocktrinta – Podcast do Ivan Motosserra
– Telhacast – Podcast onde Ivan participa
– Pauta Livre Noise – Outro podcast que o Ivan participa

:-: COMENTADO NESTE EPISÓDIO: :-:
– Infográfico: A história de Che Guevara (Portal G1)
Como Che Guevara e Fidel tomaram o poder em Cuba? (Mundo Estranho)
O último combate de Che (site Tribuna da Imprensa)
– A maldição de Che (Blog Pjpontes)
– Imagem de Che morto (site do Estadão)
– Imagens da TV Tupi de Che morto (YouTube, sem som )

:-: PRÓXIMO NA PORTEIRA CAST: :-:
– Previsão da publicação do próximo episódio: 10 de outubro de 2012

  • meu pai que é uruguay, chegou a conhecer che ele sempre disse que o che nunca deve ser lembrando como um heroi.

  • Piadinha ruim…
    os gauchos que gostavam do…
    TCHE putzz

  • Fala pessoal do Na Porteira, tudo bom?

    Impressionante! Só tenho isso a dizer. Vocês estão melhorando cada vez mais a parte técnica do programa, me surpreendo toda vez com o tema que vocês escolhem e com a quantidade de detalhes técnicos expostos. Fico aqui só pensando qual vai ser o tema do próximo episódio que o Randal deve estar tramando já! Hahaha!

    Não conheço muito sobre o Che. Lembro de já ter ouvido uma coisa ou outra, mas não tinha noção da quantidade de detalhes que vocês citaram neste episódio. Diga-se de passagem, ótimas participações do Aurélio e do Ivan! Eu não imaginava que o Motoserra era tão culto assim na questão política.

    Fazendo um adendo do que vocês perguntaram no final do Cast, pelo que eu conheço da história do Che, eu ainda acho que ele é um herói. Vejo muito mais o Fidel com um vilão, que se estabeleceu após ficar no poder, do que Che, que ainda saiu por aí com uma visão um pouco romântica da coisa. Se ele fosse vilão mesmo, ele sossegava em Cuba, eu acho.

    É isso, ótimo programa, muito obrigado pela trilha sonora! 🙂 Abraços pra vocês!

    • Obrigado pelos elogios, Igor, comentários assim que nos incentivam a melhor mais e mais! A intenção do cast foi exatamente essa, ou seja, apresentar uma figura tão vista, mas pouco conhecida. E realmente concordo, Ivan Rules!
      Toda homenagem pra você é pouca, Igor. Prazer tê-lo como ouvinte.

    • Que isso, assim fico envergonhado, poxa! Abraços!

  • Caríssimos,

    Estou ouvindo o “Na porteiracast” com esse tema fantástico: a controversa biografia de Che Guevara. Aos 21 minutos quando vcs discutem sobre a influência da viagem em sua simpatia pelo comunismo ela realmente complementa, mas a semente já estava plantada anos antes quando ele, acamado pela asma lia literatura esquerdista e livros sobre socialismo estimulado por sua mãe Celia de la Serna. Isso pode ser confirmado nas 904 páginas da biografia de Jon Lee Anderson.

  • Trotsky e Lênin não tinham versões opostas para a expansão do comunismo, o antagonista era Stálin.

    A maior prova de que Stálin é o maior fascínora da história é Holodomor, política agrária que matou 7 milhões de ucranianos!

    kkkkk – vou beber seu sangue foi ótimo!

    • Como eu disse, Stalin fez Hitler parecer uma criança marota.

  • Woow!!! Muito bom o cast e o tema, principalmente porque sou a favor da politica socialista, alem de Che ser um grande revolucionario das Americas. Vale lembrar que quando Che conheceu Fidel, esse estava numa operacao para a libertacao do Caribe. E n se sabe realmente, mas supoe-se que Lenin foi morto por Trotsky, e esse foi morto por Stalin. Seria muito bom um cast sobre a 2°GGM. Na verdade o Pt eh de centro direita. Tbm eh bom dizer q o caos de onde vem a Anarquia vem da ideia da ausencia de regras. O comico eh que Simon Bolivar tbm foi um libertador das Americas. E tbm acreditam que entre a tropa boliviana que matou Che Guevara, estava um soldado de uma policia especial americano, que tinha treinamento pela KGB. Muito fera mesmo o podcast, continuem assim. Ah, e Che Guevara realment eh um heroi, pois como disse o Ivan: temos de quebrar alguns ovos pra se fazer um omelete.

  • Amigos,

    Ótimo podcast.

    O Che pode ter tomado a direção errada, mas vocês estão indo na direção certa. Excelente edição.

    Parabéns a todos os participantes!

    • Muito obrigado, Amura. E seus elogios deixam a gente até sem jeito! Valeu!

  • O Randal tá tirando onda da minha cara falando de edição… Esta foi foda.

    Finalmente entendi a diferença entre socialismo, comunismo e nacionalismo.

    • Foi exatamente essa a intenção, Thiago. A grande maioria das pessoas ouve com frequencia essas três palavras, mas não reconhece que não sabe exatamente o que significa.

  • Olá Porteiros!

    Quero parabenizar primeiro pela iniciativa de falar sobre uma figura polêmica como Che Guevara. E segundo pelo conteúdo do programa em si, que foi bastante esclarecedor e democrático.

    Em adição, queria dizer o seguinte, Che não era nem herói nem vilão. Assim como a maioria das pessoas não são totalmente boas e totalmente más. Todos somos “shades of grey”. Che Guevara era uma pessoa comprometida com os seus ideias, concordemos com eles ou não. Era uma pessoa extremista com certeza. Ele acreditava que a única forma de colocá-los em prática era através da força. Mas não se enganem meus amigos, os EUA por exemplo é a nação hegemônica da atualidade e se utiliza da mesma força para empurrar suas idéias goela a baixo, seja por meio da força econômica, cultural ou política/guerra. Você pode concordar ou não com a violência como forma de impor uma ideia, isso é um fato. Mas também é fato que se a nossa sociedade fosse mais engajada em botar em prática suas idéias, por exemplo de lutar pra terminar com corrupção, desvio de dinheiro, acabar com a fome, etc. com a mesma vontade que o senhor Guevara tinha de fazer com que as suas ideias saíssem do arcabouço teórico. Quem sabe não tivéssemos melhorias nessa sociedade da qual tanto reclamamos. Disse isso só pra colocar um ponto importante sobre a figura do CHE. Ele sim, mais do que muita gente, lutou contra todos esses problemas que citei acima, e outros mais que a gente vive reclamando por aí, e não fazemos absolutamente nada concreto pra que sejam resolvidos. Nossa sociedade é letárgica, morosa e acomodada. Eu^, particularmente, não acredito que a violência seja o caminho mais correto, pra resolver esses problemas, mas louvo a atitude inconformada e proativa do senhor Guevara em relação a esses problemas.

    Saudações e continuem o bom trabalho.

    • Mais argumentado, impossível! É “Correio da Roça” na certa. Nem tenho o que acrescentar, falou tudo, Marteleto!

  • Parabéns por mais um ótimo programa!!
    Edição muito boa e um ótimo tema! Espero que eu consiga evoluir tão bem o Qualquer Cast quanto o Na Porteira Cast!

    Abraços a todos

    • Vocês não vão evoluir; vocês já estão evoluindo! E valeu pelo comentário, Tarsis! Continue conosco!

  • Faaaaaala Randal!

    Ótimo cast, Che é sempre uma figura controversa, e achei interessante não só saber mais dele, como tb como vcs e os convidados levaram o tom do cast, com muito embasamento e informação.

    Esta toada do Na Porteira Cast, ainda mais destes que são mais informativos, para mim é perfeita, e é o modo como eu gosto de ver podcasts.

    Grande abraço a vocês, e que venha mais NPC!

    • Faaaaaaala, Juliano! Obrigado pelos elogios e continue aqui conosco!

  • aLx

    Apesar do tema não me ser de grande interesse, o programa foi bem discutido e fluído!
    .
    Parabéns por mais um episódio de qualidade!
    .
    Abraços.
    .
    aLx

    • Valeu, Alex. Mas o tema é interessante sim, Che mudou o século XX e muito tem-se a discutir sobre o cara. Pode ser uma questão de preferência de temas, não é? Obrigado!

  • Pelo terminou empatado a votação do Vilão/Mocinho, pq achei que esse assassino ia ser considerado herói pelo povo do cast.
    Faltou a contagem de mortos executados pelo Che, a como de praxe a culpa é sempre dos EUA…
    Eu ouvi os casts novos e to vendo outros, ainda bem que já ouvi de política para iniciantes, se tive esse ouvido esse 1º ia pensar que é um cast de socialistas/comunas “fazer omelete tem que quebrar alguns ovos”
    Guerra é uma coisa, guerrilha é outro, e o socialismo nunca existiu, URSS, China, Venezuela são todas lendas, Quem acha que PT de é direita é pq é comuna fundamentalista, que quer é menos esquerdista é de direita.
    VLw por compartilhar!

  • Diego Camilo

    Acho que o único que ainda não tinha ouvido! Ficou muito bom!

    • Randal Bergamasco

      Sim, é um podcast antigo, mas é bastante interessante. Ainda mais em dias como os de hoje.