NPC 12 – As inesquecíveis trilhas do Cinema

Randal Bergamasco 29 de agosto de 2012 21
NPC 12 – As inesquecíveis trilhas do Cinema

Reproduzir

Luzes, câmera… e SOM! No episódio número doze, afinamos nossos instrumentos e entraremos no ritmo das TRILHAS SONORAS CINEMATOGRÁFICAS! E os anfitriões RANDAL BERGAMASCO e ALEXANDRE SACUTTI recebem JULIANO LOPES (@jg_lopes) e ELÓI MARDEGAN (@e_mardegan), ambos do podcast Ovos Zumbis, além de THIAGO MIRO, podboss do Telhacast. Nessa edição, vamos conhecer um pouco sobre a história e a importância da música no cinema. Afinal de contas, quem foram os primeiros a combinar som e imagem? Vamos viajar até o final do século XIX e relembrar, através desses mais de 100 anos, um pouco sobre as maiores trilhas de todos os tempo. Venha recordar conosco algumas das músicas e seus compositores e conheça o integrante mais chato do Na Porteira quando o assunto é cinema. Clique no play, curta o podcast e participe através de nossos canais de comunicação.

:-: NÃO QUER OUVIR A LEITURA DE E-MAILS? :-:
– Caso não queira ouvir a seção de e-mails (Correio da Roça), pule para 15min. 32seg.

:-: SITES DOS CONVIDADOS: :-:
– Ovos Zumbis – Podcast do Juliano Lopes e do Elói Mardegan
– Telhacast – Podcast do Thiago Miro

:-: COMENTADO NESTE EPISÓDIO: :-:
– “O Encouraçado Potekim” na íntegra e legendado em português (YouTube)
– The Jazz Singer (1927) – O Primeiro filme sonoro, com texto em inglês (You Tube)
– Mickey, O aprendiz de Feiticeiro – Fantasia, 1940 (YouTube)
– As 100 maiores trilhas sonora de todos os tempos (site da AFI, em inglês)
– John Williams e orquestra tocam o tema de E.T. – O Extraterrestre (YouTube) 

– Hans Zimmer toca o tema de “The Dark Knight” ao vivo (YouTube)
– Música tema de “Extermínio”, o filme citado pelo Thiago (Youtube)

:-: PRÓXIMO NA PORTEIRA CAST: :-:
– Previsão da publicação do próximo episódio: 19 de setembro de 2012

  • Olá Porteiros.
    Como tinha comentado com o Randhal no Twitter esse é um tema que eu adoro e ao ouvir já estava pronto pra mandar um monte de cupim na porteira de vocês achando que não iam nem citar De volta para o Futuro. Mas ainda bem (não para os pobres cupins que vão continuar com fome) que aos 45 do segundo tempo se redimiram.

    Mas chega de besteira: o Cast foi ótimo. lembraram das trilhas mais marcantes. Pra mim, eu ligo muito a trilha aos filmes então,não é de se espantar que minhas trilhas preferidas sejam também dos meus filmes preferidos: De volta para o futuro,Jurassic Park e Tubarão.mas existem muitas qu emerecem ser sempre ouvidas. Um exemplo de como uma trilha pode ser tão icônica e agradar até “desafetos” é que eu detesto…eu disse detesto? na verdade Odeio com todas as minhas forças o Super-Homem mas tenho de dar o braço a torcer que a musica tema composta pelo John Willians é sacanagem. Fenomenal é pouco pra descrever.

    É isso. continuem com o cast que eu já escuto a alguns episódios(mas só agora consegui comentar o/) e até a próxima.
    Ps. espero que venham mais casts sobre linguísticas/idiomas estrangeiros que é um assunto que eu adoro.

    Wellington Macgaren

    • Ufa, ainda bem que citamos suas trilhas favoritas! E quanto a outros podcasts sobre linguas, fique tranquilo, já temos uma pauta futura sobre o tema. Valeu!

  • Bruna Alves

    Fala meus queridos tudo bom?

    Excelente cast… adorei o tema e eu sou apaixonada por trilhas sonoras de filmes. Quando eu gosto pra valer acabo colocando o meu IPod e ouvindo em looping por semanas…

    As minhas preferidas são: O Rei Leão que é totalmente nostalgico…vira e mexe eu me pego cantando Hakuna Matata. A trilha da trilogia O Senhor dos Aneis, que toda vez que eu ouço é como se eu estivesse vendo o filme. Star Wars, cuja Marcha Imperial e´o toque do meu celular.. a clássica do De Volta Para O Futuro. Essas sempre estão presentes.

    Um super abraço.

    • Realmente, Bruna, como o Thiago disse no podcast, “um filme só é épico por causa da trilha sonora”. Continue conosco!

  • Fala amigos do Na Porteira, tudo bom?

    Primeiro lugar, parabéns pelo cast! Ótimo tema, super informativo como sempre e ótimas escolhas! Vocês me surpreendem cada vez mais!

    Obrigado por ler meu comentário! E nada disso que sou o maior ouvinte de Podcast. Eu só prestigio quem merece!

    Sabe de quem eu senti falta nestas trilhas? Quentin Tarantino. É claro, senti falta pelo meu gosto, de repente vocês não gostam! Hahahaha! Mas é um cara que faz a trilha dele ser um personagem dos filmes, ele não faz trilhas próprias e orquestradas, mas tem um set list de trilhas invejáveis! Cito Kill Bill e Pulp Fiction, que são trilhas sonoras fantásticas!!!

    Gostei muito das escolhas de vocês! Fui uma vez em um evento de Star Wars e foi uma orquestra que tocava temas de filmes. É uma experiência muito boa você ouvir tocando as trilhas de filmes que você venerou a vida inteira serem tocadas pessoalmente. Preciso repetir a dose qualquer hora!

    É isso, ótimo trabalho como sempre!

    Abraços!!

    • Sim, Igor, concordo quanto as trilhas de Tarantino, que escolhe muito bem os temas de seus filmes. E imagino assistir Star Wars com uma orquestra tocando ao vivo; você deve se sentir no começo do século XX, quando músicos faziam sua performance durante a exibição dos filmes.

  • Olá pessoal do Na Porteira, como estão?

    Acredito que a trilha sonora tem um papel fundamental no sucesso, ou não de um filme, ela dá aquele algo mais na cena.
    Você sabe que o filme vai ser bom, ou pelo menos vai ter uma trilha sonora fantástica quando descobre que Alan Silvestri ou Bill Conti estão a cargo das mesmas.
    Minhas trilhas sonoras preferidas são a do De Volta Para O Futuro e Poderoso Chefão.
    Abraços, e continuem com o ótimo trabalho.

    • Sou fanzaço do Silvestri também, acho um baita compositor de trilhas! Ah, e “De volta para o futuro”, detona, não é?

  • William Gonçalves

    Esse episódio trata de um de meus temas preferidos, pois sou fã de trilhas de filme desde criança. Acho que a primeira trilha que tive acesso foi a do filme “Missão: Impossível” de 1996. Cujo tema original de Lalo Schifrin, na versão de Larry Mullen e Adam Clayton, ficou muito famoso e volta e meia tocava em algum programa da TV na época.

    Dentre as parcerias entre diretores e compositores, faltou citar Danny Elfman e Tim Burton, além do lendário David Lean (Lawrence da Árabia) e Maurice Jarre. É interessante citar que o 3 filmes de David Lean, com música do Jarre, ganharam o Óscar de Melhor trilha Sonora.

  • Cara, que falta grave! Não citamos a parceria Danny Elfman e Tim burton! Vai para o Correio da Roça, com certeza! valeu, William!

  • cara muito bom, mas as trilhas que eu gosto são as do
    Goonies
    De volta para o Futuro
    Caça Fantasma
    um tira da pesada
    o Poderoso Chefão
    entre outras 😀

    • Não falamos de “Um tira da Pesada”. Me veio na cabeça agora “Curtindo a vida adoidado”. Ambas trilhas sonoras marcaram demais os anos 80. Bem lembrado.

  • O cinema é uma experiência audio-visual. Acho de suma importância o audio e o audio se fortalece na trilha sonora. A Minha principal referência de Trilha, na minha opinião é Ennio Morricone, com sua captação até do Clima das cenas do cinema. Em 3 Homens em conflito temos a sagacidade magistral de Ennio Morricone, quando ele usa o vento como inspiração das músicas e a trilha da cena final de Ecstasy of Gold é suprema. Tenho este CD, o DVD e o MP3 sempre no meu Cel para ouvir. Ela é magnífica e apoteótica, digna da cena exibida.

    Segue o vídeo da trilha com a Orquestra do DVD Ennio Morricone: Peace Notes – Live in Venice: http://www.youtube.com/watch?v=1AyxDVBX2o0&feature=related
    A soprano do vídeo canta, como diz minha mãe, “ela canta com o útero”. com esta trilha eu choro, eu me empolgo, eu fico pensativo, eu vibro… eu vivo o sentido máximo do cinema. Trago para meus sentidos cada nota e cada expressão do cineastra, do Maestro, dos atores. Tive a chance de assistir a Trilogia dos Dólares do Sergio leone numa mostra que teve aqui em BH. Ver estes filmes no cinema com estas trilhas é um Archivement Real Life.

    Me empolguei!! foi Mal aê… rsrsrs
    Ótimo Podcast, como sempre. Parabéns mais uma vez e …. sem demora, vá ver o Rei Leão.

    • Pode se empolgar, Daniel! Esse é o sentimento que o cinema deve tomar, senão não tem sentido algum ficarmos uma, duas, três horas na frente de um telão. Ah, e pode deixar: verei o Rei Leão e postarei no Twitter.

  • E ae pessoal do Na porteira, td certo? Curti muito o cast, gosto mto das trilhas de cinema, independente do estilo do filme, ate a musica do Titanic me emociona, msm eu nao gostando do estilo musical , e… porra Randal, a infancia q eh bom nda neh SHUASHUA

  • Tá bom, tá bom! Eu vou assistir “O Rei Leão”, vai! E valeu!

  • aLx

    Excelente Cast, Galera! Mandaram muito bem!
    Parabéns!

    Grande participação dos convidados, ótimas dicas de trilhas e comentários muito bons!

    Pô, impossível falar de trilha sonora e não falar de Cool As Ice, grande filme do IMORTAL Vanilla Ice!!!

    Como podem ter esquecido?

    kkkkkkkkkkkkk

    Abraços!

    aLx

    • Cara, que fail! Como a gente pode ter esquecido de Cool as Ice? Imperdoável…

  • Caramba Galera que CAST! Confesso que Sou Louco por Cinema e fiquei com uma puta vontade de ter participado desse Cast !Sou Cinéfilo assumido e pra mim Trilha Sonora é Fundamental,Sou fã de Gênios como John Willians,Hanz Zimmer,Alan Silvestri(adorei a trilha de Avengers),Bill Conti,Michael Giacchino(Lost Forever) e muitos outros.
    Sensacional o Cast,continuem Assim!
    PS: LEMBRO UMA VEZ QUE COMENTEI COM RANDAL QUE NÃO COMENTAVA AKI POR QUE SENTIA QUE Ñ ACRESCENTAVA NADA,MAS COMO FALARAM DE CINEMA TIVE QUE COMENTAR! PROMETO QUE COMENTAREI MAIS,CAST BONS MERECEM SER COMENTADOS!(APROVEITO E ALFINETO SEU RANDAL,CADÊ VOCÊ LÁ NO NOSSOCAST?SACANAGEM!)HAHA

  • Putz, Michael Giacchino… outro que a gente não falou e eu também sou fã! E meu caro, comente com frequencia, a gente sempre tem algo a acrescentar! E quanto participar do NossoCast – já falei que é propaganda enganosa, pois o Cast é seu, então não é nosso (P.S. – estou brincando!) – é só chamar que estaremos lá!

  • Nego toma café ao som da trilha sonora do filme mortal combate