NPC 10 – Nas asas da Aviação

Randal Bergamasco 18 de julho de 2012 36
NPC 10 – Nas asas da Aviação

Reproduzir

Apertem o cintos e ergam suas poltronas! No décimo episódio, embarque com a gente e conheça o mundo a AVIAÇÃO. E na cabine dos pilotos, RANDAL BERGAMASCO, ALEXANDRE SACUTTI e HELTON DOS SANTOS, junto com os convidados FERNANDO VALDUGA (@cavokbr) e LITO SOUSA (@avioesemusicas), levam nossos ouvintes a um passeio através da história e da tecnologia dessas incríveis máquinas voadoras. Afinal, de contas, quem voou primeiro? Por que tanta polêmica entre Santos Dumont e os Irmãos Wright? Entenda a diferença entre um Boeing e um Airbus. Você sabe o que é “Fly By Wire”? Descobra quais as principais empresas de aviação do mundo e saiba o que é preciso pra ser um piloto. E o que pode ser melhorado na aviação no Brasil? Isso e muito mais nesse programa que vai te levar para as alturas! Última chamada! Clique no play, aperte seus fones de ouvido e tenha uma boa viagem!

:-: NÃO QUER OUVIR A LEITURA DE E-MAILS? :-:
– Caso não queira ouvir a seção de e-mails (Correio da Roça), pule para 11 min. 27 seg.

:-: SITES DOS CONVIDADOS: :-:
– Aviões e Músicas – Site do Lito Sousa
– Cavok Brasil – Site do Fernando Valduga

:-: COMENTADO NESTE EPISÓDIO: :-:
– RetroGameBox – Site do Edwazah (ele tocou o berrante)
– Vídeo sobre Santos Dumont e o 14 Bis (em português)
– O desastroso voo do Flyer na comemoração do seu centenário (vídeo amador)
– O que é Fly By Wire? Explicação para leigos (artigo do site Aviões e Músicas)
– “Dogfight” na Primeira Guerra Mundial (em vídeo)
– Lista dos 5 meios de transportes mais seguros (artigo do Blog Fisicando & Fisquisando)

:-: PRÓXIMO NA PORTEIRA CAST: :-:
– Previsão da publicação do próximo episódio: 10 de agosto de 2012

  • fala, Randal. Parabéns por mais esse excelente episódio – como sempre – muito informativo. Eu acabei de desisti da ideia de ser piloto de avião com esse podcast.. R$15.000? Não achava que era tão caro assim. Prefiro continuar só voando mesmo. Parabéns novamente e continuem com o ótimo podcast!

    Abraços

    • Obrigado, Zonatto! Eu gosto de aviação desde pequeno, mas depois que descobri que tenho fobia desse meio de transporte, desisti da idéia! Mesmo que fosse 0,1% desse preço, não daria pra mim! Obrigado e continue conosco!

  • aLx

    Vocês prometeram um podcast fodástico! Falaram que iam mandar bem e o scambaw?

    Cumpriram! Parabéns!

    Excelente conteúdo! Muito bem editado. Som perfeito.

    Adoro ouvir podcasts informativos e bem humorados como este!

    Sensacional!

    Recomendo, como podcast complementar, o Vida Beta 48 – Formação de Aviador.

    Abraços

    aLx

    ps.: pq não adotam o Disqus para o sistema de comments? Permite edição, gerenciar os comentários, etc, etc.

    • Obrigado pelos elogios, aLx! E sua recomendação para complementação do assunto (podcast Vida Beta 48) já está anotada e será divulgada. Quanto a adoção do Discus como gerenciador de comentários, podemos estudar a viabilidade. Valeu!

    • Rodrigo Portam

      Já ia fazer um comente a respeito do Disqus…

  • Rodrigo Portam

    Boa tarde, Parabéns pelo Site, visitei a convite do Lito…

    Ps. o link do – COMENTADO NESTE PODCAST “- O que é Fly By Wire? Explicação para leigos (artigo do site Aviões e Músicas)” esta quebrado.

  • Rodrigo Portam
    • É um prazer tê-lo como ouvinte neste podcast, Rodrigo. Quanto ao link quebrado, o erro realmente procede e já foi corrigido. Obrigado e ouça outros programas do Na Porteira Cast.

  • Fala Caipirada que fica tomando tereré na porteira, bão?
    Parabéns pelo episódio, muito informativo e sobre assunto que nunca antes na história da podosfera foi tratado com tanta propriedade!

    Abraços!

    • Obrigado, Fernando. E teremos outros podcasts no mesmo nível, viu? É só aguardar e conferir!

    • aLx

      HMMMMM…. Téréré geladinho na porteira!

      MAS QUE DIABOS AINDA ESTOU FAZENDO EM SÃO PAULO???

      >=(

    • Acho que sou o único mineiro que toma Chimarrão, nunca tomei Tereré.

  • Essa edição ficou TOP GUN!
    Boa pauta e bons convidados. Parabéns.

    • Grande Coveirinho Pop, sempre aqui conosco! Valeu e continue conosco aqui no Na Porteira Cast.

  • Olha, na minha opinião os Wright são os pais da aviação.

  • Sensacional cast, muito informativo e divertido, mantendo o nível do último programa. Parabéns a todos do Na Porteira, e continuem assim! Abraço

    • Então, eu sempre defendi Santos Dumont como o Pai da Aviação. Mas depois dos argumentos do Lito e do Fernando, tenho uma interrogação enorme na minha cabeça!

  • William Gonçalves

    Parabéns pelo episódio, informações e curiosidades bem interessantes sobre o mundo da aviação.

    Em determinado momento um dos participantes se referiu ao sistema “fly-by-wire”, e explicou os comandos usando como exemplo uma bicicleta (“bicicleta fly-by-wire” rsrsrsrs). Um detalhe interessante a se acrescentar, é que este sistema também é utilizado em alguns carros sob o nome de “drive-by-wire” com o objetivo de administrar os dispositivos de controles do acelerador, do freio e da direção.

    • Obrigado, William! E eu não conhecia esse sistema “Drive-by-wire”, vale um comentário no “Correio da Roça” da próxima edição. Valeu!

  • Parabêns a RANDAL BERGAMASCO, ALEXANDRE SACUTTI e HELTON DOS SANTOS,e os convidados FERNANDO VALDUGA e LITO SOUSA, belo podcast sou apaixonado por avião desde criança msm q naum querendo meu pai apaixonado por aviação sempre teve sonho que eu fosse piloto, tenho um outro sonho tbm como todos pilotos devem ter alem de pilotar eh ensinar e ensinar na sua cidade e para esse passo Pederneiras precisa muito que sua pista seja asfastalta agora Politica eh outra conversa, Pederneiras tem muitos apaixonados por avião e alguns pilotos quem sabe um dia Inauguremos um aeroclube fica a Dica.

  • Amigos do Na Porteira Cast, este episódio sobre aviação está espetacular. “Podcastalmente” falando não há absolutamente nada de errado, mas isso só não impressiona.

    O nível técnico dos debates, com um linguajar perfeitamente acessível aos leigos, dá nota 10 a esse episódio. Quando acabou, senti que vocês estão cumprindo um ótimo papel no mundo dos podcasts, que é sair do lugar comum e trazer conteúdo de uma forma atraente sem ser pedante.

    Parabéns e muito sucesso!

    • Valeu, Amura! Legal ter você conosco novamente. E no próximo “Correio da Roça”, publicaremos na íntegra seu e-mail relativo ao episódio anterior. Obrigado!

  • Fala pessoal do Na Porteira! Beleza??
    Adorei o cast! Muito bom mesmo! Não era um tema atrativo para mim, mas me surpreendeu!
    Estão de parabéns!
    Agora só um pequeno comentário sobre a polêmica (mamilos!)de quem realmente é o Pai da aviação: em minha humilde opinião o crédito deve ser dado a Santos Dumont, porque afinal, o que os irmãos Wright conseguiram não foi voar mas sim cair com estilo (Buzz Lightyear feelings! haha)!
    Espero ansiosamente pelos novos episódios!
    Abraços

    • Gostei do voo estilo “Buzz Lightyear”! E valeu, Marcella, você é a primeira mulher a comentar num Na Porteira, acredita?

    • Caraca sério?? Que honra hahahaha
      Quem sabe agora as mulheres que curtem o Na Porteira não se empolgam e comentam?!

  • BRUNO TEIXEIRA

    “Se catapultar uma pedra, ela também vai vai voar.”

    SENSACIONALL

    • Sacutti trollando os Irmãos Wright e os americanos: Impagável!

  • Muito bom, tirou vária dúvidas que eu tinha sobre o sistema fly-by-wire.Parabêns

    • Eu conhecia esse sistema “mais ou menos”. Mas depois das explicações claras do Lito, agora creio que entendo perfeitamente.

  • Acaaabaaaaa nãaaaao Mundãaaaaao!!
    Um oioioi pro você Randal. Bem eu já fui pro Pará uma vez de carro particular. Minas-Pará é um chão violento, mas na época era muito caro viajar de avião, mas esta viagem foi uma escola da realidade para conhecer o Brasil por dentro. Hoje eu não tenho muito o que fazer fora do estado para dar motivo para uma viagem de avião. Mas o Principal aeroporto de BH está na Região metropolitana e acho que fica mais longe que se eu for de avião pra Sampa. Confio muito no transporte aéreo, mas gosto muito da estrada, do Percurso.

    • Eu também confio no transporte aéreo, mas minha fobia a lugares altos faz eu preferir o transporte terrestre. E um Oi oi oi pra você também!

  • Parabéns pessoal, o episódio ficou muito bom… A discussão sobre quem é ou quem não é o Pai da Aviação ficou muito bacana, acho que os irmãos Wright podem até ter conseguido “Voar” primeiro, mas o importante não é quem fez primeiro, e sim quem fez direito, nisso o Santos Dumont é inquestionável… Ele foi o primeiro a construir um equipamento que conseguisse decolar do chão sem nenhuma outra força externa… Que nem vocês disseram, se vc catapultar uma pedra ela também voa, mas quero ver ela fazer isso sozinha…

    Bom… parabéns por mais um episódio Fantástico e estou aqui no aguardo do próximo…

  • Andre Fernandes da Silva

    Olá Randal!

    Vai uma sugestão, fazer uma segunda parte deste programa…Como a FAB definiu o Gripen como nosso futuro avião de caça, vale a pena, chamar o pessoal novamente e vermos a opinião deles sobre este projeto. Além disso, tem o novo modelo da Embraer para transporte militar, o KC-390 que poderia ser comentado também.
    Parabéns pelo excelente trabalho nos podcasts.

    • Obrigado pela sugestão, André. Certamente teremos outros episódios sobre aviação.

  • Ótimo episódio pessoal! Muito bom mesmo! Gostei do debate sobre o pai da aviação e as curiosidades dos aviões, como o motivo dos números da Boing e o tal do FlyByWire.

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

    Ps: estou escutando alguns episódios antigos, quando consigo 😛