NPC 08 – Cidade Pequena versus Cidade Grande

Randal Bergamasco 27 de maio de 2012 11
NPC 08 – Cidade Pequena versus Cidade Grande

Reproduzir


Aperte o play e escolha seu lado, caro ouvinte! Na edição desse mês, os capiais RANDAL BERGAMASCO, ALEXANDRE SACUTTI e HELTON DOS SANTOS recebem o recifense THIAGO MIRO (@Thiagomiro), o carioca MARCELLUS SOARES (@cinemainformal) e o soteropolitano (ou será fortalezense?) CARLOS TOURINHO (@touroman) para discutirem uma velha questão: é melhor a tranquilidade das cidades pequenas ou a agitação das cidades grandes? Conheça aqui os prós e os contras de se viver em município pouco povoados e em grandes centros urbanos. Afinal de contas, como posso definir minha cidade como pequena, média e grande? O que tem pra se fazer nela? Nesse podcast, vamos falar de questões cotidianas desses dois tipos de cidade, como transportes, educação, entretenimento e custo de vida, entre outros. Baixe o arquivo ou escute no próprio player, aumente o volume e venha debater conosco!

:-: NÃO QUER OUVIR A LEITURA DE E-MAILS? :-:
– Caso não queira ouvir o “Correio da Roça”, pule para 16 min. 10 sec.

:-: SITES DOS CONVIDADOS: :-:
– Telhacast – Podcast do Thiago Miro e do Marcellus Soares
– Pauta Livre News – Podcast do Carlos Tourinho

:-: COMENTADO NESTE EPISÓDIO: :-:
– Veja quais as 15 maiores cidades do Brasil (exame.com de setembro/2011)
– Conheça Borá, o menor município do Brasil (R7 Notícias)
– Site da Prefeitura de Pederneiras (cidade onde moram os integrantes do Na Porteira Cast)
– Site da Prefeitura de Arcoverde (cidade onde Thiago morou)
– Site da Prefeitura de Nanuque (cidade onde Tourinho morou)
– “Aqui do lado, Pederneiras! Aiiiii aiiiii”! (entenda a trolagem do Tourinho)
– Preço da cerveja em várias cidades durante o carnaval 2012 (G1)
– Tanques nas ruas de Salvador, na greve da PM de 2012 (Correio 24 horas)

– Praia do Tietê em Pederneiras (limpo e com banhistas)

:-: PRÓXIMO NA PORTEIRA CAST: :-:
– Previsão da publicação do próximo episódio: 27 de junho de 2012

  • Jadson Matutocast

    Ja vivi em cidades pequenas, como viçosa em MG e Rio Verde em GO, medias como Anapolis em Go, e grandes como BRasilia…

    E quem experimenta o que uma cidade grande oferece se sente sem rumo quando esta numa cidade pequena…

    Gosto muito do sossego das pequenas cidades, mas a falta do que fazer mata…

    Ao passo que as distancias das grandes cidades tb estressam…

    Ainda to na fase de achar 30 km longe hehehe

  • Olha, Jadson, concordo em gênero, número e grau com o que você destacou. Porém, posso garantir que as pessoas que fazem o caminho inverso tem a mesma atitude, viu? Eu moro aqui há 26 anos e não me imagino morando em São Paulo, Rio ou Brasília. Como a gente falou no cast, somos seres adaptáveis, não é? Obrigado e continue conosco!

  • Tarde Cumpadres!! Bão dimais sô?! Aqui tá Bão dimais da conta Uai!!
    OLá, Sou Daniel Lopes(30Anos) de Belo Horizonte, Reconhecida mundialmente como a capital mundial dos Botecos. Cidade Planejada para ser a capital de Minas Seguindo os padrões de Washington e Paris, tendo Inclusive um Central Parque no Meio da Cidade. Bh possui um dos Maiores acervos arquitetônicos de Burle Marx, Cândido Portinari e de Oscar Niemeyer Com o 2º maior estádio do Brasil, o Mineirão. (Chega de jabá)
    Nasci em Belo Horizonte e cresci em Sabará. Hoje moro em BH e não sei viver fora desta cidade. Minha família é de uma cidade do interior de MG chamada IAPU. Um cidade de Primeira… (quando vc engata a segunda Marcha, vc sai da cidade.). Gosto muito do clima interiorano das cidades pequenas e, se eu pudesse, viveria sossegadamente num Sítiozinho no interior. Mas como a vida não é mole pra ninguém, preciso da capital e sua desvairada e conturbada vida cotidiana.
    Quem quiser visitar BH… Aproveitem o Festival Internacional do Teatro, de 09.06.2012 até 24.06.2012, e o melhor de todos Festival da Comida de Boteco e o Expo Cachaça 07.06.2012 até 10.06.2012. Só birita.
    Acompanhando o NPC desde o Início e, sinceramente, todos os episódios são fodásticos. A Unica chatice é que é mensal, mas eu entendo.
    Inté mais sô. Quarquer coisa ocê passa pra tomá um cafizin com pão-di-quejo ou tumá uma talagada di Pinga da boua!

    • BH é seguramente um dos maiores e melhores centros urbanos desse país. Ainda não tive a oportunidade de conhecer a capital de Minas Gerais, mas as referencias que tenho são as melhores possíveis. Gostei da Expo Cachaça!
      E chegue sempre por aqui! Não precisa nem bater na porta, vá entrando!

  • Ok, Randal e amigos do NPC!
    O trabalho amadurece a cada edição.
    Parabéns!

  • Fala Senhores… comecei a escutar o pod de vocês a alguns dias, esta muito bacana, melhorando a cada episódio…

    Só pra comentar sobre o assunto do episódio, eu nasci em Pederneiras e me mudei pra São Paulo tem uns 15 ou 16 anos… Sinceramente sempre que volto pra Pederneiras tenho vontade de correr de volta pra São Paulo, não consigo dormir com o silêncio que tem nessa terra, nunca uma vi uma cidade conseguir criar transito com no máximo 2 duzias de carros na rua…kkkkk

    Fora o fato que fico espirrando o tempo todo por causa de ar limpo daí….rs

    Sinceramente eu não me vejo voltando pro interior não, acho que sentiria muito a falta das facilidades da cidade grande, como um exemplo besta, ir no mercado a hora que me der na telha, ai se eu não for até as 18 horas ou um pouco mais tarde, já era… não vai mais… só no outro dia cedo…

    Concordo que a vida na cidade grande é mais complicada, mas nem tanto, tem tantos benefícios em troca que compensam em muito.

    Bom vou parar por aqui… mas é isso, passei somente pra dar um olá e mandar um abraço a todos…

    Estou esperando o próximo ansiosamente…

  • Fala pessoal da Porteira!! Dessa vez não consegui tempo pra gravar o audio, mas prometo mandar mais!
    Sobre o tema, achei muito interessante. Eu nasci em Lavras, cidade do Sul de Minas Gerais, porém moro no ABC paulista. Quando eu era mais novo, ia passar as férias lá e achava um porre, nunca tinha o que fazer. Hoje que estou bem mais velho, começo a pensar em me mudar pra lá. Acho que com o tempo, algumas prioridades mudam e pra quem mora no ABC, sabe que gastar mais de 4 horas por dia pra ir e voltar do trabalho, cansa com o passar dos anos. Hoje quero qualidade de vida, coisa que em grandes capitais é dificil de ter. Não quero agitação, trânsito maluco, ônibus, trêm e mêtro super lotados para ir a qualquer lugar.

    Um abraço para todos!

    • Cara, eu vim do ABC (morei em São Bernardo do Campo) em 1986 e, sinceramente? Não volto nem a pau pra selva de pedra! Acostumei com a tranquilidade do interior, com a qualidade de vida que temos aqui, com sossego.
      Valeu, Tarsis!

  • Fala pessoal!

    Terminei por agora de ver este episódio, e meu caso é interessante: nasci em São Paulo, capital, mas meus pais eram do interior de SP e de MG, então passei a infância tendo contato massivo com o interiorzão (andar km até cachoeiras, fazer bodoque e caçar passarinho – hj em dia totalmente politicamente incorreto, haha – e por aí vai …).

    Tb recentemente morei em Campinas durante um ano que, a despite do tamanho da cidade, ainda guarda um ar muito interiorano. Por exemplo, as 22 hs tudo está fechado.

    Minha opinião é naquelas: gosto de ir para o interior descansar, mas definitivamente, não me adapto. Um belo dia, te dá vontade de ir ao cinema lá pelas 23 hs, aqui em SP vc vai achar, já fora daqui … o mesmo se aplica para quase tudo, seja comida, seja lazer, entretenimento. Realmente o negócio é que vai de cada um.

    Grande abraço e continuem com o ótimo trabalho!

  • Na boa,Moro em Goiânia deste 2000,Mas nunca acostumei.